Empreendedorismo Feminino

Apesar de não serem a maioria no mercado empresarial brasileiro, as mulheres, tem aumentado a sua participação nesse segmento tão importante para a economia do país. Somente na última década o número de empreendedoras cresceu 21,4%, em comparação a participação dos homens a frente de micro e pequenos negócios cresceu apenas 9,8% nesse mesmo período.

Para se ter uma ideia de cada três empresas que atuam no Brasil três tem o comando feito por mulheres. Os dados são do Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras em Micro e Pequenas Empresas que é uma publicação feita em parceria do Sebrae e do Dieese. A pesquisa foi feita com foco nos pequenos negócios (que tem uma faixa de lucro de até 3,6 milhões por ano) entre os anos de 2001 e 2011.

O Crescimento do Empreendedorismo Feminino

Reflexo da nova postura profissional das mulheres o crescimento da atuação feminina como empreendedoras se destacou mais no norte do Brasil em que a quantidade de mulheres a frente de negócios próprios cresceu quase 80%. Em segundo lugar nessa pesquisa apareceram as mulheres da região centro-oeste do país que tiveram um aumento de 43% no segmento de negócios próprios.

É possível entender esse crescimento da quantidade de mulheres empreendedoras observando as mudanças de comportamento das últimas décadas. As mulheres têm buscado um lugar no mercado de trabalho há décadas e depois de algum tempo perceberam que poderiam se estabelecer investindo em seu potencial empreendedor.

O Perfil das Mulheres Empreendedoras

Outro prisma interessante pelo qual esse mercado pode ser observado é o perfil das mulheres que estão se tornando empreendedoras. De acordo com os dados da pesquisa as mulheres empreendedoras são bastante jovens. Quase metade, 41,3% das mulheres que estão empreendendo tem entre 18 e 39 anos a outra metade, 52% é dominada por mulheres que tem entre 40 e 64 anos.

Também é interessante observar que 40% dessas mulheres são chefes de família e quase 70% tem pelo menos um filho. Uma razão que justifica esse perfil está no fato de que a vida como empresária é mais fácil de conciliar com a vida de mãe. Mesmo que a maior parte dessas mulheres sejam as únicas responsáveis pela educação dos filhos isso não as impede de investir no sonho de ter um negócio próprio.

Mais Possibilidades de Crescimento

O cenário bastante positivo do empreendedorismo feminino é bastante interessante, mas ainda pode melhorar bastante uma vez que sejam feitas algumas mudanças no cenário político. Além dos fatores externos a casa das empreendedoras é importante que existam mudanças também em seus lares.

A divisão das tarefas domésticas e o cuidado dos filhos, por exemplo, precisa ser feito de forma mais justa para elas que agora não somente trabalham fora, mas administram o próprio negócio em muitos casos. As mudanças que as mulheres precisam fazer no universo das tarefas masculinas são muito positivas para a sociedade que ganha um novo perfil de empreendedores.

Mulheres Empreendedoras – Mais Empregos

Com mais empresas em funcionamento no país existem mais empregos o que ajuda a fazer com que mais pessoas possam sustentar as suas famílias. O setor em que as empresas de mulheres mais empregam é o comércio com cerca de 42% dos empregos. No segmento do comércio se destacam lojas de vendas de roupas, calçados, acessórios e outras atividades que se beneficiam com o olhar feminino. Em seguida os setores em que as empresas de empreendedoras mais empregam são o de serviços e a indústria.

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Visando fomentar o empreendedorismo feminino o Sebrae criou o prêmio anual Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Essa premiação ajudou a registrar o aumento significativo de mulheres que empreendem. Para se ter uma ideia no ano de 2012 o prêmio teve um total de 5,4 mil inscrições de todo o país. A etapa estadual da premiação ficou com 65 participantes.

Características da Mulher Empreendedora

Muitos dizem que a mulher tem um perfil mais propenso ao sucesso como empreendedora, pois sabe analisar com mais calma e tranquilidade que o homem. A seguir listamos algumas dessas características femininas que podem fazer a diferença para o sucesso de uma empresa no mercado.

Atenção

Uma das características das mulheres empreendedoras que parece dar bons resultados é dar mais atenção aos seus clientes buscando sempre formas de atender as suas demandas. Os clientes se tornam mais fiéis devido a isso.

Investimento em Capacitação

Pesquisas demonstraram que as mulheres empreendedoras investem mais em capacitação. Os resultados apontaram que em proporção o número de mulheres empreendedoras com o ensino médio completo é quase o dobro da quantidade de homens com essa escolaridade.

Ajuda

Também se observou que as mulheres buscam mais ajuda para iniciar os seus empreendimentos se compararmos com os homens. Mais mulheres buscam o atendimento do Sebrae e se mantém sempre em busca de informação e orientação para gerir o negócio da melhor forma possível.

Versatilidade

As mulheres empreendedoras têm mais facilidade em conciliar a sua vida pessoal e a sua vida profissional diferentemente do homem que acaba deixando uma de lado em detrimento da outra.

Motivação

Uma das principais motivações para que uma mulher busque o caminho do empreendedorismo é poder ter mais flexibilidade de horários para passar mais tempo com a sua família. Não significa trabalhar menos, mas sim trabalhar nos horários em que elas podem. Muitas mulheres trabalham em suas empresas no período em que os filhos estão na escola ou dormindo.

Características Pessoais

Em geral as mulheres empreendedoras são mais detalhistas, intuitivas e sensitivas o que melhora a sua atuação como empresária permitindo desenhar estratégias mais precisas além de uma gestão mais completa.

Além disso, as mulheres empreendedoras aliam outras características que são muito importantes como sensibilidade, determinação e iniciativa. A intuição feminina bem como o seu espírito de cooperação e de trabalho em equipe fazem a diferença.

Abrindo o Seu Próprio Negócio

Quem deseja se estabelecer no mercado e poder fazer os seus horários deve pensar sobre se tornar empreendedora. As mulheres não somente cresceram em quantidade no mercado empresarial, mas também na obtenção de sucesso. O empreendedorismo feminino é uma alternativa para quem busca independência financeira e um sentimento de realização pessoal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Investimento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *