Dicas Para Investir em Dólar

Talvez o maior erro que investidores podem cometer em matéria de câmbio está em usar o dólar turismo para investir, fato que pode acontecer apenas com o dólar comercial, destinado para poupança. Por vezes a venda do dinheiro norte-americano na hora certa, ou seja, quando a taxa de câmbio aumentou com relação ao dinheiro nacional, traz capacidade de lucros. Conheça dicas para ganhar dinheiro ao investir no dólar comercial.

1. Entender a Regra da Demanda     

As tradicionais regras do mercado moderno apontam que quando existe excesso de procura por determinado bem ou serviço com relação à oferta aumentam os preços. Por outro lado, nos momentos em que poucas pessoas buscam por algo que está disponível de forma volumosa, então despencam os valores em termos mercadológicos. O ciclo funciona de forma semelhante no mundo da compra e venda de dólares.

2. Comprar na Baixa e Vender na Baixa?

Em termos práticos a compra precisa acontecer quando a moeda norte-americana diminuir de valor com relação ao real brasileiro, como aconteceu nos primeiros anos do R$, momento de paridade em ambos os lados. Por outro lado, a venda precisa acontecer quando o dinheiro do Tio Sam está com valor superior ao ponto do governo nacional tomar distintas decisões macroeconômicas em curto espaço de tempo para não desvalorizar o poder de câmbio e compra do Brasil.

3. Ajuda Profissional

Investidores individuais podem ter capacidade de ganhar dinheiro que causa inveja aos concorrentes. Porém, inclusive grandes nomes que entraram para história da economia no campo das finanças não conseguiram fazer sem ajuda, precisaram de especialistas para alcançar a riqueza e o sucesso.

Quem não conhece o mercado de forma profunda pode investir no serviço de assistência na qual os profissionais que passam longas horas do dia em estudos dos movimentos dos dólares no Brasil e mundo oferecem a assessoria. Todavia a desconfiança precisa estar presente, em principal nos primeiros contatos. Confira o máximo de informações possíveis sobre a empresa de consultoria antes de confiar nas dicas para investir e lucrar com compras e vendas de moeda norte-americana.

4. De Olho no Governo Norte-Americano

Quase impossível investir em dólar sem acompanhar pelo menos na maior parte da semana quais as principais decisões do governo estadunidense no campo macroeconômico a valorizar ou desvalorizar. Tenha em mente de que as decisões de lá influenciam de forma direta o que acontece por aqui. Ao analisar o comportamento do poder público dos Estados Unidos é possível prever o que fazer para melhorar o lucro nas investidas no dólar.

O poder da economia dos EUA tem força tamanha ao ponto do governo conseguir controlar quando deseja aumentar ou diminuir o valor do dólar internacional. Em parte isso acontece por causa da quantidade de moeda estadunidense que existe na economia do mundo.

5. Compra e Venda de Ações nos Estados Unidos Influenciam no Dólar

Quando a Casa Branca deseja aumentar o valor do próprio câmbio procura comprar quantidades máximas de papéis e retirar quantia alta de moeda, prática com capacidade em grande parte das vezes de trazer as soluções esperadas. Caso deseja desvalorizar, então acontecem às vendas das ações em ritmo acelerado que prima retirar o excesso de moeda, prática que funciona ao levar em conta que os Estados Unidos possuem o menor índice de risco país do mundo, ou seja, chances quase zero do novo investidor dono do papel receber calote ao vender.

6. Banco Central Atua para Ofuscar o Dólar

Existem momentos nos quais o governo do país deseja que o dólar fique alto, como no caso de frear o consumo para conter a inflação, por exemplo. Porém, em outros momentos, o Banco Central (BC) aposta no aumento aquisitivo da população para que o país cresça o Produto Interno Bruto (PIB). Por esse motivo se pode dizer que a moeda norte-americana também influencia nas decisões internas do país.

Quem investe em dólar precisa saber quais os principais rumores que existem no BC. Nas horas em que o movimento da moeda norte americana não está de acordo com o desejo dos planos econômicos do poder público, o Banco Central modifica a cotação. Por exemplo, quando não deseja que aconteça valorização cambial, compra o dólar que está no ciclo baixo e faz com que o público em geral não saiba do aumento no câmbio.

7. Não Investir em Dólar Paralelo

Quando se contraindica atuar no campo do dólar paralelo quer dizer não aplicar dinheiro em atividades ilícitas para ganhar renda. Por exemplo, para que aumente a facilidade de negociar os valores nacionais sujos se troca o real por valores da moeda norte-americana. Tenha em mente de que além da prisão, governo possui o costume de confiscar as quantias os ativos de quem for pego em negócios do gênero.

Não se pode ignorar o fato de que a prática de sonegar dinheiro ou Imposto de Renda também entra na lista de dinheiro paralelo. Especialistas indicam que consiste em um dos principais ativos da economia, de forma principal por conta do tráfico de drogas e armas de fogo.

8.    Cuidado com o Governo Nacional

Acompanhar os movimentos do governo internacional é importante assim como ler notícias sobre as atitudes macroeconômicas que acontecem no país. Tenha em mente de que governo age de acordo com o que acha correto determinados grupos e não sempre no sentido de satisfazer os desejos de lucro dos investidores de dólares, ou mesmo da maioria do povo. Sem contar que por vezes o que se comunica não representa os traços da realidade.

Na década de noventa do século XX, FHC foi exemplo clássico na América Latina. Eleito para a Presidência da República em 1994 por conta dos resultados que a nova moeda nacional conquistou em pouco espaço de tempo, ao melhorar o consumo com a paridade do dólar e ao mesmo tempo controlar a inflação, mal que assombrou o país também na década de oitenta. Nas campanhas das reeleições de 1998 o presidente prometeu que a igualdade com a principal moeda internacional iria continuar. Poucos meses após reeleito aconteceu aumento o dólar para quase três reais!

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Investimento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *