Dicas de Investimentos Rentáveis

Já faz algum tempo que as pessoas se deram conta de que investir o seu dinheiro é a melhor forma de ter uma provisão para os momentos de crise. Porém, a dúvida que permanece é qual o melhor tipo de investimento que deve ser feito. A seguir vamos dar dicas de investimentos rentáveis para que se tenha um bom retorno.

Rentabilidade Líquida

Quando se fala em investimento a principal questão a ser analisada é a da rentabilidade líquida. Basicamente se trata do retorno real que cada tipo de aplicação oferece em comparação com outros tipos de investimento em prazos iguais. O retorno real é aquele em que estão compreendidos os ganhos depois de serem descontados os impostos, as taxas de administração e a inflação daquele período.

Qual o Problema da Inflação?

Já percebeu como nos jornais se fala a respeito da inflação quando o assunto é investimento? Isso acontece por um motivo bem simples, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Ajustado) é definido pelo Governo e não é bom quando ele fica acima do centro da meta que foi estipulada para o ano todo.

Essa variação de preços é percebida em vários estabelecimentos e de maneira prática significa que existe a perda do poder de compra da moeda diante dos preços que estão sendo feitos pelo mercado em geral. Por exemplo, o valor de um produto X será diferente daqui alguns anos ou meses. Dessa forma é necessário que a forma como você vai investir seu dinheiro leve em consideração escolhas que possam sustentar esse aumento e lhe dar poder de compra suficiente quando esse aumento de preços chegar.

Opções de Investimentos Rentáveis Conservadores

A seguir vamos apresentar dicas a respeito de opções rentáveis de investimento com perfil conservador, ou seja, que não apresentam grandes riscos. Os investimentos são apresentados diante do cenário da inflação alta.

Caderneta de Poupança

A caderneta de poupança é livre de taxas e impostos e por isso pode ser encarada como sendo um tipo de ‘colchão’ financeiro que funciona como um fundo de reserva para emergências. Esse dinheiro deve ser economizado para atender a objetivos de curto prazo de até seis meses.

Como apresenta liquidez imediata e certa facilidade para se investir a poupança é o primeiro investimento de muitos brasileiros. A rentabilidade do investimento em poupança é de no mínimo 0,5% ao mês mais a TR (Taxa Referencial) que varia conforme a taxa média dos CDBs dos principais bancos do país.

Fundos de Renda Fixa

Trata-se de um investimento que é administrado por bancos que são os gestores e que permitem que o investidor participe de acordo com negociação de cotas e pagamento de uma taxa de administração. Os administradores têm a responsabilidade de tomar decisões a respeito dos investimentos do patrimônio do fundo concentrando os mesmos em títulos variados que podem ser pós-fixados (Fundos DI) e pré-fixados (Fundos de Renda Fixa).

A rentabilidade desse tipo de investimento em geral está ligado a variação da taxa básica de juros da economia que é Taxa Selic. Essa taxa é o que equilibra as operações financeiras e empréstimos feitas entre as instituições financeiras e o CDI (Certificado de Depósitos Interbancários).

CDB (Certificado de Depósito Bancário)

Basicamente consistem em títulos de dívida que são emitidos pelos bancos com prazo de vencimento que varia entre 30 dias e dois anos. Como oferecem os títulos em troca de dinheiro para se capitalizar os bancos não cobram taxas de administrar. Trata-se de um investimento que tem o seu risco ligado de forma direta a saúde financeira da instituição que o vende.

Dentre os possíveis problemas que os bancos podem apresentar estão falta de liquidez e de capital para honrar os seus compromissos para com os clientes. No caso de o banco ir a falência o FGC (Fundo Garantidor de Crédito) garante um valor até R$ 70 mil de volta por CPF.

Em relação a rentabilidade as taxas que são pagas para os clientes variam bastante, dessa forma a rentabilidade é diferente em cada banco. Os bancos menores oferecem mais rentabilidade, mas também oferecem mais chances de dar calote. Os bancos maiores tendem a oferecer mais facilidades para os seus clientes.

Dica

No que se refere ao CDB a dica é procurar por títulos que paguem ao menos 95% do CDI (o retorno do CDB deve seguir o CDI ou a Taxa Selic). Se você conseguir o retorno de 100% ou mais estará no lucro. Os bancos pequenos e médios já oferecem essa opção no Brasil.

Títulos Públicos (Tesouro Direto)

Os chamados títulos públicos funcionam como ativos da renda fixa que tem como objetivo tornar viável a captação de recursos para fazer o financiamento do déficit orçamentário; fazer o refinanciamento da dívida pública e realizar operações que tenham fins específicos que são pré-determinados pela lei. Existem quatro modalidades de títulos, os seus tipos variam de acordo com o perfil de quem investe e do tempo de investimento que pode ser a curto, médio e longo prazo.

No caso de aplicações de curto prazo estão disponíveis as Letras do Tesouro nas opções LTN (Letra do Tesouro Nacional) e LFT (Letra Fiananceira do Tesouro). A médio prazo estão disponíveis a NTN-F (Nota do Tesouro Nacional série F) e a NTN-B (Nota do Tesouro Nacional série B). A rentabilidade dos títulos públicos varia conforme o tipo de título e o preço de compra que pode ser prefixada, indexada à taxa Selic ou indexada ao IPCA.

Recolhimento de Imposto de Renda para Renda Fixa

Com exceção da caderneta de poupança todos os outros tipos de investimento em renda fixa determinam que o investidor deve recolher Imposto de Renda sobre os ganhos conforme tabela de alíquotas que é estabelecida pela Receita Federal. Os fundos tem também a cobrança semestral de IR como come-cotas.

Conclusões Sobre Investimentos

A primeira conclusão a que podemos chegar é que a caderneta de poupança é um bom investimento para quem deseja adquirir o hábito de poupar. Já quem deseja investir num fundo DI ou fundo de renda fixa precisa pesquisar bem para encontrar rentabilidade líquida menor que a da caderneta.

Tanto CDBs como Títulos Públicos tem rentabilidade líquida parecida nos piores casos, porém, a opção pelo Tesouro Direto se mostra mais inteligente uma vez que oferece mais liquidez e mais segurança. A escolha de um investimento exige muito tempo de pesquisa e ponderação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Investimento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *