Como Funciona o Indicador Zig Zag

Como Funciona o Indicador Zig Zag

As pessoas que operam no mercado financeiro frequentemente usam os indicadores para auxiliar em suas operações. Ele são muito bons para orientar e indicar a tendência do preços.

O indicador Zig Zag com certeza já é um velho conhecido dos investidores. Ele é usado para analisar os movimentos de preços em uma certa amplitude, ou até maior. Usado como um seguidor de tendências. Sua utilização é indicada para eliminar a flutuação do preço de maneira aleatória e buscar o lucro quando o mercado mudar de tendência.

Esse indicador é caracterizado por uma linha quebrada, em que seus nós localizam-se nos altos e nos baixos de gráficos de preços. Ele procura evidenciar apenas aqueles movimentos que forem mais significativos.

O O indicador Zig Zag é usado para dar destaque para as linhas de tendência, de forma a eliminar as variações de preço mais baixo que uma certa porcentagem. Esse indicador contribui para uma leitura simples, eliminando alguns movimentos diferentes, que possam dificultar a decisão de entrar em uma operação.

Método de Cálculo do Indicador Zig Zag

O zig zag possui um preço menor em certo período, eliminando os preços com menor variação em determinado limite. Ele, então, executa a operação. E faz da mesma maneira quando o preço estiver mais alto em um período, como uma maneira de eliminar o preço que esteja acima do limite.

O método desenvolvido previamente nos dará uma linha de tendência conectando os pontos mais altos e mais baixos que já tiverem sido selecionados.

Como Interpretar o Sinal do Indicador?

O sinal estará indicando uma compra quando o indicador estiver aumentando. E indicará uma venda quando o indicador estiver diminuindo. Porém, indicadores não devem ser usados como uma maneira de previsão futura, pois eles não podem antecipar os preços que ainda não se conhece. O indicador Zig Zag é capaz de oferecer sinais sobre a tendência atual e de reversão mais significativa. A maneira mais eficaz de usar o indicador zig zag é em conjunto com os métodos Fibonacci, as projeções de retração e o método de onda Elliot.

Vantagens do Indicador Zig Zag

Confira abaixo algumas das principais vantagens em usar o indicador zig zag:

  • Ele é muito indicado para identificar o suporte e a resistência, além da reversão de tendência atual.
  • Sua atuação acontece sobre os movimentos mais importantes que acontecem com preço.
  • Ao combinar a aplicação do indicador com zig zag com outros indicadores, contribui para a redução de falsos sinais.
  • Além do mais, os seus preços não são baseados em preços históricos, e sua situação não altera até que aconteça um movimento importante.
  • Os comerciantes usam esse indicador para confirmar a tendência do preço.

Problema ao Usar o Indicador Zig Zag

Assim como vários indicadores, a desvantagem do zig zag é que ele mudará de direção somente após o movimento ocorrer. Seu indicador baseia-se em um histórico passado de preço. Por causa do seu atraso, os investidores utilizam o seu resultado como uma confirmação da direção da tendência, e não como um cronômetro para indicar a entrada e a saída de uma operação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Investimento

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *