Como Comprar e Vender Ações Através do Home Broker Sem Perder Dinheiro

Parte da comunidade acadêmica considera Warren Buffett como o maior investidor de ações de todos os tempos no mercado acionário. Começou investindo pouco em 1950 e na virada do século XX ao XXI teve capital com registro de US$ 200 bilhões. O especialista ensina técnicas para não perder dinheiro ao investir em ações também no modo Home Broker.

1. Poder de Decisão

Buffett tende a manter os investimentos no ponto em que pode entender o negócio da empresa para tomar decisões ponderadas e independentes. Por exemplo, se ele, de modo pessoal, fica desconfortável quando existe baixa tecnologia orientada e pouca perspectiva aos produtos das empresas, então opta por não investir ou vender os papéis.

2. Comprar na Baixa e Vender na Alta

Abordagem de investimento de Buffett se classifica como forma de crescer de forma razoável. Parte da crítica o considera investidor de valor orientado, dada a sua tendência para comprar ações de empresas “pechinchas” e com poder para crescer que não está em enfoque da opinião pública do mundo das finanças.

3. Vantagem Competitiva

Buffett compra papéis de empresa que não possuem alta concorrência no mercado, mas que de modo provável será capaz de sustentar alta margem de lucro ao longo do tempo. As empresas que têm fortes produtos de marca (por exemplo, a Coca-Cola, Procter & Gamble, entre outras) possuem proteções de patentes sobre seus produtos (empresas farmacêuticas), ou forte lealdade do cliente e das altas taxas de retenção que tendem a ter “vantagem competitiva durável” sobre os concorrentes.

4. Gestão Competente e Honesta

Buffett apenas se interessa em investir nas empresas que respeita e quando confia nos principais gestores da empresa. Equipa de gestão incompetente e desonesta significa grandes problemas cedo ou tarde e Buffett não quer ter nada a ver com o investimento por duvidar das habilidades, estratégias ou ética.

5. Pagar Preço Razoável por Estoque

Uma indicação da paciência de Warren Buffett como investidor é que se recusa a pagar valores superiores por ações de uma empresa. Enquanto se pode amar o título, se o preço não está certo, necessário desviar a atenção do estoque e buscar oportunidades de investimentos alternativos ou esperar até que o preço das ações se tornem atraentes em aspectos gerais.

No entanto, Buffett não é um pão-duro. Conforme a citação bem conhecida dele é “muito melhor comprar uma empresa maravilhosa a um preço justo do que empresa justa, a um preço maravilhoso”. Alguns especialistas o consideram verdadeiro investidor GARP.

Buffett está disposto a pagar um preço razoável para uma empresa com grandes perspectivas, estoques baratos na atualidade e modestos potenciais para melhorar os resultados futuros.

6. De Olho no Temperamento

Outra chave para o sucesso do Buffet está no temperamento. Manter a calma quando os outros investidores estão em pânico devido às preocupações de curto prazo sobre o mercado de ações ou em empresa particular representa virtude.

Na verdade, Buffet se anima quando outros investidores estão preocupados, visto que isso pode criar potencial para comprar empresas que os outros têm pressa de vender, ou seja, adquiri barganhas.

7. Não Tomar Grande Perda

Se investidor perde metade do dinheiro em decisão de investimento ruim, então deve dobrar o dinheiro restante para voltar o prejuízo. Em outras palavras, uma perda de 50% é necessária para um ganho de 100%, no caso, de modo a regressar ao valor original e não ter lucro ou prejuízo. Maneira para evitar tomar grande perda é evitar investimentos que possuem grande risco. Se investir em algo arriscado, pode ser aconselhável vender o estoque se começar a cair de forma significativa em termos de valor a fim de preservar o capital.

8. Vender Metade e Continuar com Lucro

Pode não ser necessário vender todas as ações. Negocie metade a fim de garantir o lucro. Por exemplo, se um estoque dobra de preço, alguns investidores devem vender meia parte do conjunto de ações a recuperar investimento inicial e fazer poupança ao saber que os papeis remanescentes representam puro lucro.

9. Não Investir na Mesmo Moeda

Tal abordagem disciplinada na tomada de lucros (dica 08) ajuda a proteger os ganhos de investimento. No entanto, consiste em ideia do especialista o ato de não reinvestir os lucros das vendas em empresas do mesmo setor. Caso a indústria como um todo corra em dificuldade quase todos os empreendimentos em que a indústria atua têm chances de irem para baixo.

10. Esteja Ciente da Tolerância Emocional às Perdas

Normalmente, o mercado de ações vai para baixo em velocidade superior do que caminha para cima. Meses de ganhos podem ser exterminados no espaço de vários dias de negociação se houver novos desenvolvimentos significativos que fazem os investidores a repensarem as estratégias de investimento.

Para a maioria das pessoas, a agonia de perder dinheiro através do investimento é pior do que o prazer de ganhar. Compreender a capacidade de suportar contratempos de investimentos temporários e não exceder a tolerância para a volatilidade e risco, todas são regras indicadas por Buffet.

Se uma pessoa excede a tolerância, então deve existir maior propensão a vender no primeiro momento de pânico, quando os investidores estão na “média para baixo” (acumule ações de empresas a preço inferior e lucre no longo prazo).

Dica Extra! Investimento em Cash: Mercado de Ações

Há oscilações do mercado de ações entre os extremos da ganância e o medo. Investidores reconhecem limites e tentam tirar proveito dos quadros econômico. Reserve um pouco do seu dinheiro de investimento na forma de “cash” para eventos extremos que fazem o mercado vender de forma significativa.

O colchão de liquidez permite aos investidores melhor tempo à desaceleração do mercado e a tirar proveito de empresas que de repente demonstram queda de preço das ações sem boa razão devido ao pânico generalizado. Aproveitar boa oportunidade de compra quando outros investidores estão com medo apenas se faz possível se quem investe não fica com medo.

Esteja ciente das emoções extremas de ganância e medo. Necessário sucumbir esses sentidos para vender, devido ao medo, e ao comprar, por causa do excesso de otimismo e ganância, causa clássica de erros de investimento.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Investimento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *