CDB Banco do Brasil Vale a Pena?

Algumas pessoas acreditam que quando falamos em investimento, a melhor forma de ter seu dinheiro guardado de forma segura é utilizar a poupança de seu banco. Porém o CDB acaba tendo a segurança quantificada da mesma forma que a poupança em si, o que acaba não sendo tão viabilizado quanto temos consciência.

Os investimentos são classificados hoje em dia, como suas diversas atividades. Um dos mais conhecidos pelos investidores considerados mais firmes nesse projeto, são os investimentos de renda fixa, que encaba enquadrando de forma direta o CDB.

Os investimentos de renda fixa são considerados mais seguros por conseguir apresentar diversas formas de que o investidor não será tão prejudicado ao fim do processo de investimento. Além disso, pessoas que investem em renda fixa apresentam maior possibilidade de fazer com que o conhecimento de seu investimento seja maior, ou seja, você poderá conhecer com maior facilidade como será o processo de retorno do seu dinheiro investido no fundo de renda fixa.

CDB - Certificado de Depósito Bancário

CDB – Certificado de Depósito Bancário

A queda de juros acabou influenciando negativamente a poupança, fazendo com que diversos investidores retirassem todos os seus bens de suas contas, e procurassem então um lugar onde pudesse fazer com que seu dinheiro rendesse de uma forma mais vantajosa para o mesmo.

Como Posso Saber Qual O Valor Do Rendimento Do CDB?

Existem alguns passos que acabam sendo considerados fundamentais para o processo de descobrimento de quais são os valores relacionados ao rendimento de seu investimento. Um deles é ter em seu aparelho um simulador próprio para o CDB.

O Que É CDB?

O significado de CDB é certificado de deposito bancário. Além dessa informação básica do processo de investimento, ele é considerado dentre todos os outros um investimento caracterizado como renda fixa, que acaba sendo emitido diretamente pelas agências bancárias que fazem com que ele seja considerado ainda mais um investimento considerado super seguro pelos investidores.

O funcionamento desse tipo de investimento funciona como um tipo de investimento que você irá realizar diretamente para sua agência bancária. Em troca desse processo, o banco acaba concedendo para o investidor uma taxa de retorno, que irá fazer com que seu dinheiro renda de uma forma mais fácil, segura, e principalmente, prevista. Essa previsão acaba sendo possível, porque no processo de investimento, você já poderá ter uma noção de qual será a taxa de juros que o banco irá oferecer para você.

Logo do Banco do Brasil

Logo do Banco do Brasil

Com esse investimento, a agência bancária poderá financias as movimentações de sua agência, além de financiar diversos projetos que levam o nome da mesma, o seu crescimento como um todo, e, também o processo de quitação de certos tipos de dividias. Para a agência bancária esse processo de investimento no CDB é muito importante, sendo de grande ajuda para seu funcionamento de forma correta e sem maiores problemas.

As instituições que são consideradas menores, acabaram conseguindo oferecer para o processo de investimento de seus clientes uma maior taxa de retorno, fazendo com que seja ainda melhor para o mesmo investir nessas pequenas agencias. Com esse crescimento de investimentos nessas agências, acaba sendo muito mais fácil para a mesma crescer de forma mais rápida.

É muito importante que você conheça os universos de investimento antes de pensar em colocar seu dinheiro em qualquer tipo de ação. Isso deve ser feito porque geralmente existem algumas opções que investimentos que não são indicados para certos investidores, como os investimentos chamados de Trades. Geralmente esses investimentos requerem uma maior observação por meio dos investidores, já que os valores de liquidez são oferecidos e divulgados para os mesmos de forma diária, e consideradas assim mais arriscadas por diversos tipos de investidores.

Existem algumas características que fazem com que o processo de investimento dessas ações sejam caracterizadas. Na maioria das vezes esses tipos de investimentos relacionados ao CDB são chamados de prefixados, pós-fixados e, também os investimentos híbridos.

Antes de começar a investir nessa área, você deverá conhecer de forma segura e completa como funciona o processo de investimento desse tipos de ação. Essas taxas que são referentes ao processo de investimento e retorno de seu processo de investimento irão retornar para você de forma direta.

Pós-Fixados

Os investimentos de CDB considerados pós-fixados são vistos e utilizados em maior quantidade, fazendo com que o mesmo seja então considerado o tipo mais comum entre todos os investimentos de CDB.

Fachada de uma Agência do Banco do Brasil

Fachada de uma Agência do Banco do Brasil

Apesar de os investimentos de CDB serem considerados e chamados de renda fixa, os pós-fixados são os investimentos que apresentam diversos tipos de oscilações em suas taxas e valores até quando a data de seu vencimento é chagada.

Por conta disso, é muito importante que você saiba que quando pensar em investir nesse quesito você deve ter a consciência que saberá o valor de seu retorno apenas quando o prazo de resgate de seu investimento chegar.

Títulos Prefixados

As remunerações desse tipo de investimento são consideradas fixas, que podem chegar por exemplo, em cerca de 10% por ano. As taxas de remunerações referentes ao processo de devolução de seu investimento acabam não sofrendo nenhum tipo de alteração, diferentemente dos títulos chamados de pós-fixados.

No momento em que você decide realizar a compra desse ativo, já é possível saber ao certo qual será seu valor de retorno a partir de seu investimento, o que acaba sendo muito interessante para diversos tipos de investidores.

Títulos Híbridos

Essa acaba sendo diretamente a classe que acaba sendo muito menos ofertada dentro de todo o mercado, e suas taxas de rentabilidade são diretamente classificadas em duas partes, a primeira chamada de fixa, e a segunda de variável.

Rendimento Do CDB

Agora que já sabemos diretamente como ocorre todo o funcionamento do processo de investimento no CDB, podemos entender melhor quais são as viabilidades dentro do processo de rendimento desses ativos.

Para que isso possa ser feito de uma forma mais fácil, podemos ter essa noção utilizando de forma assídua os chamados simuladores de investimentos, que fará com que seja possível considerar diretamente quais é a rentabilidade oferecida por outros tipos de investimentos dentro desse mesmo mercado.

Rendimento do CDB

Rendimento do CDB

Existem na maioria das vezes os investimentos que são chamados de investimentos de liquidez diária, e os CDBs que apresentam sua liquidez apenas no dia que é encerrado o prazo de valores de liquidez do mesmo.

Em uma simulação de investimento é possível perceber que um investimento realizado no CDB que apresenta uma liquidez tanto quanto diária, tanto quantos nos investimentos de liquidez apresentada apenas no prazo de investimento.

A primeira simulação contou com um processo de investimento de cerca de cinco mil reais, por um prazo total de um ano, totalizando então, trezentos e sessenta e cinco dias. Foi possível perceber então que o processo de investimentos em CDBs que apresentam liquidez diária acabaram por fim fazendo com que o montante de investimento tenha obtido uma rentabilidade menor. Por outro lado, é possível observar que esse tipo de investimento apresenta pontos positivos, como o processo de poder resgatar seus investimentos diariamente, o que não é possível em outros casos.

Conforme é possível perceber, os investimentos que contam com maior possibilidade de fazer com que seu dinheiro seja resgatado diariamente podem em alguns casos apresentar uma rentabilidade mais baixa, o que não é pode ser considerado extremamente benéficos em alguns casos emergenciais, por exemplo.

Iremos agora avaliar como funciona o processo de investimento no CDB, e quais são os prazos encontrados em cada um dos tipos de CDBs apresentados e disponibilizados no mercado.

Geralmente esses prazos acabam sendo emitidos diretamente entre intervalos de trinta e até mesmo cinco anos, em alguns casos mais específicos. Além desses prazos, existem os prazos de períodos de liquidação, que é entendido basicamente como o período total que o emissor terá de fazer com que o dinheiro seja devidamente disponibilizado na conta do banco, conforme todas as condições que foram estabelecidas previamente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Investimento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *