Alligator Indicador Técnico

Em outros posts já falamos sobre a importância de se saber utilizar indicadores técnicos, e neste iremos abordar o Alligator. Este indicador foi desenvolvido com o intuito de de isolar os intervalos comerciais e os movimentos de tendência. Seu criador, Bill Williams constatou uma certa tendência comportamental parecida entre aligatores e o mercado, “dormir aumenta a vontade de comer, e depois novamente a vontade de dormir”.

Na maior parte do tempo o mercado parece estar em situação estacionária, em apenas 15% a 30% do período o mercado financeiro gera novas tendências, e os indivíduos que não estão no mercado Forex ( de câmbio), canalizam grande parte de seus investimentos a partir das constatações de movimento dos mercados. Esse comportamento foi realizado em analogia ao movimento de preço do mercado, sempre após uma dormência de preços, há uma grande alta.

Como Utilizar o Indicador Alligator

Este indicador é composto por médias móveis, sendo estabelecidas de acordo com períodos diferentes, de 13, 8 5, e cada um com sua própria tendência. Estes são por analogia citados como a mandíbula , os dentes e lábios do jacaré (aligator), tendo três linhas, a azul, a verde e vermelha.

Este indicador é basicamente uma combinação de linhas Moving Averages, as quais utilizam geometria fractal e dinâmica para desenhar e compreender as oscilações de preços. As médias móveis são:

  • Linha Azul – é a linha definida para o período Smoothed Moving Average de 13 períodos mas movida para o futuro de 8 barras, conhecida também por Alligator’s Jaw.
  • Linha Vermelha – A linha vermelha ou Alligator’s Teeth é a linha para um período abaixo, período 8, movida em 5 barra para o futuro.
  • Linha Verde – Esta é movida para mais um período abaixo, período 5 levada em 3 barra para o futuro, chamada também de Alligator’s Lips.

Estas demonstram as interações para períodos diferentes, apresentando tendências claras, que são percebidas somente em 30% do período. É importante tê-las como parâmetro para investir no mercado. Para ficar fácil o entendimento de fluxo de preços a partir deste indicador, é só associar, quando as linhas estão juntas o alligator está em período de dormência e quanto mais tempo permanecerem assim, acordarão com mais forme. A primeira coisa que ele faz ao acordar é abrir a boca para caçar(período de alta – compra), após saciado, este perde o interesse pela caça, e assim as linhas se unem novamente, e este é o tempo de sintetizar o alimento, ou seja, os lucros adquiridos.

Enquanto as três linhas estão de médias móveis estiverem entrelaçadas, é sinal de dormência, e quando elas começam a distanciar entre si é sinal que a movimentação de preços irá iniciar. Quando há movimento de duas linhas juntas, a vermelha junto com a azul ou a vermelha junto com a linha verde e a distância entre estas aumenta, é um forte sinal de que haverá uma alta de mercado, sendo incentivado o movimento de compra de ativos. Já quando há um movimento inverso, de diminuição da distância entre as linhas de tendência, o mais indicado é realizar a venda dos ativos, já que os preços estão em queda.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Investimento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *