Inflação 2010

Significado de inflação encontrado no dicionário: “Emissão excessiva de papel-moeda, provocando a redução do valor real de uma moeda em relação a determinado padrão monetário estável ou ao ouro. Aumento dos níveis de preços. Carestia resultante desses desequilíbrios.”

A inflação ocorre de acordo com o conceito da oferta e da procura, ou seja, quanto mais pessoas procuram por um determinado produto, maior é a chance de seu preço subir, e quanto menor for essa procura maior será a chance de seu preço cair.  A inflação média dos produtos no ano de 2010 foi de 5,91%, atingindo a maior alta desde 2004 que no caso chegou a 7,6%.

Sistema de Metas de inflação: de acordo com o Produto Interno Bruto (PIB), o Banco Central estipula um determinado valor, esperando que os preços subam até esse valor, sem que isso interfira no crescimento da economia do país.

Assim, com o valor já estipulado cabe ao mercado e aos economistas seguirem unidos de forma que a meta estipulada seja alcançada. Essa meta em 2010 era para que a inflação chegasse no máximo a 4,5% no final do ano, mas, como já foi dito, fechamos com 5,91%. Então porque tivemos um diferença tão grande assim?

As Principais Razões São:

1 – Economia brasileira aquecida:

Neste caso podemos explicar a inflação com alguns fatores internos:

  • Um deles é que conseguimos sair da crise financeira que abalou o mundo e ainda por cima melhorar diversos indicadores.
  • O índice de desemprego caiu, com isso mais pessoas passaram a receber salário, aumentando a renda e assim consumindo mais.

2 – Elevação no preço de alimentos no mercado mundial.

  • Algumas commodities agrícolas foram muito valorizadas no mercado mundial, podemos citar de exemplo o café subindo mais de 35% e o açúcar, que por sua vez quase chegou a 30%. 

A influencia dos alimentos na inflação:

De acordo com o IPCA – Índice de Preços no Atacado – a alimentação é responsável por mais de 20% da inflação do país, com isso, quanto maior forem os preços dos alimentos maior será a inflação por um todo. Um dos alimentos que mais foi marcado pela inflação foi o feijão, provavelmente todos se lembram do susto quando o mesmo subiu 51%.

Alguns outros índices inflacionários de 2010: aluguel teve um aumento de 7,5%, assim como o condomínio que foi de 7,0%. Muitas vezes a inflação atinge apenas um setor de consumo, mas no caso de 2010 ela foi tão grande que basicamente se generalizou por todos os setores.

Cabe ao governo segurar a inflação e o mesmo o faz de seguinte maneira:

  • Subindo a taxa de juros, assim o consumo será menor, pois teremos que nos preocupar com outros gastos obrigatórios.
  • Outra medida básica que também foi tomada foi a retenção de papel moeda pelo Banco Central, tirando mais de R$60 bilhões de reais de circulação. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Inflação

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *