Indicadores Da Inflação

A inflação por muitos anos foi o grande fantasma da economia brasileira. O aumento crescente dos preços dificultava a vida dos brasileiros, que viam seus salários acabarem rapidamente, com preços que muitas vezes aumentavam bastante da noite para o dia. Nos dias de hoje, a inflação se encontra um pouco mais controlada, e o consumidor não passa por tantos sustos com aumentos repentinos nas mercadorias, mas ainda assim sofre com esse problema, principalmente em setores como alimentação.

Dinheiro

Dinheiro

Estima-se que ela continue estável com pequenas variações que não irão mais afetar o Brasil como um todo, ao menos não como nos anos 80 quando os produtos cresciam de valor a cada hora, e as prateleiras ficavam vazias no mercado.

Mas que cálculos são feitos para descobrir o valor da inflação, e como é feito esse controle e acompanhamento? Todo esse controle é feito pelos indicadores da inflação. Eles são usados para medir a variação dos preços e o impacto no custo de vida da população. A medição é feita por diversos órgãos especializados, como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e cada um possui uma metodologia diferente para o cálculo.

Graficos

Graficos

Listamos Abaixo Os Principais Indicadores Para Que Você Saiba e Entenda Um Pouco Mais Sobre o Assunto:

-IPCA: Índice de Preços ao Consumidor Amplo: é medido mensalmente pelo IBGE. Foi criado com o objetivo de oferecer a variação dos preços no comércio para o público final. O IPC: é considerado o índice oficial de inflação do país.

-IGP-M: Índice Geral de Preços do Mercado: é medido pela FGV. Registra a inflação de preços desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços finais. É usado nos reajustes de tarifas públicas, contratos de aluguel e planos e seguros de saúde.

-INPC: Índice Nacional de Preços ao Consumidor: medido pelo IBGE. Ele é obtido a partir dos Índices de Preços ao Consumidor regionais e tem como objetivo oferecer a variação dos preços no mercado varejista, mostrando, assim, o aumento do custo de vida da população.

-IPC-RJ: Índice de Preços ao Consumidor do Rio de Janeiro: calculado mensalmente pela FGV. Este índice considera a variação dos preços na cidade do Rio de Janeiro, calculado e que toma por base os gastos de famílias com renda de um a 33 salários mínimos.

-IPC-SP: Índice de Preços ao Consumidor de São Paulo: calcula a variação de preços de produtos e serviços da cidade de São Paulo. Ele começou a ser medido em 1989 pela FGV.

Inflacao

Inflacao

– ICV: Índice do Custo de Vida: publicado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Também é medido na cidade de São Paulo e reflete o custo de vidas de família com renda média de R$ 2800.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Inflação

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *