Desaceleração Anti-inflação

Quando ouvimos nos noticiários que a economia nacional cresceu e continuará crescendo, temos um surto de alegria. Estamos sendo educando pelos jornais a reagir com estima positiva quando sabemos que o PIB (Produto Interno Bruto) está crescendo e quando as exportações superam as importações. Porém, um dia um analista de algum telejornal diz que o governo está contendo o crescimento para controlar a inflação. E aí não entendemos nada. A economia crescer não é sempre bom?

Desaceleração Anti-inflação

Desaceleração Anti-inflação

Pois é, nem sempre. O problema não é ela crescer, mas como isto está acontecendo. A inflação é um processo natural e sempre haverá, por menor que seja. Mas, quando há uma entrada de dinheiro no país que é superior à produção de bens, há um “desnivelamento” do preço destes produtos, já que há mais papel-moeda no país. Isto é a inflação.

O governo controla o crescimento limitando o crédito, por exemplo, exatamente para que, com menos dinheiro circulando no mercado nacional, os preços se equilibrem. Consequência: redução da inflação. Trata-se de uma desaceleração anti-inflação, a fim de controlar a economia.

http://www.youtube.com/watch?v=jsBPsan1e5c

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Inflação

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *