Principais Blocos Econômicos

O mundo globalizado faz com que as grandes nações do mundo se unam em blocos econômicos no intuito de facilitar atividades econômicas entre países membro. Comércio ganha alto incentivo principalmente na isenção de impostos ou tarifas da alfândega. Líderes mundiais entendem que as economias internas são dependentes das relações comerciais entre vizinhos. Buscam saídas em conjunto para solucionar problemáticas da esfera comercial. Conheça características elementares sobre os principais blocos econômicos da atualidade.

Principais Blocos Econômicos

Principais Blocos Econômicos

ASEAN: Fundado em 1967. Possui dez países asiáticos: Brunei, Camboja, Cingapura, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Tailândia, Vietnã.

PACTO ANDINO: Tendo como principal parceiro comercial os Estados Unidos, representa bloco econômico mais antigo de todo o continente. Foi fundado em 1969, no auge da Guerra Fria. Relações que chegam a patamares importantes entre os países membros: Peru, Colômbia, Bolívia e Colômbia.

MERCOSUL: Estabelecido em 1991. O Mercado Comum do Sul foi fundado com quatro países situados no eixo-sul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai). Chile e Bolívia entraram somente depois de alguns anos.

Principais Blocos Econômicos

Principais Blocos Econômicos

Eliminou barreiras do comércio, desenvolvendo o setor de forma categórica em todas as nações. Há planos de implantar nova moeda comum a todos os cidadãos sul-americanos ligados ao eixo, além de estabelecer tarifa zero nos acordos comerciais.

União Europeia: Principal singularidade esta no Euro (£), moeda comum a todos os países membros da UE. O Tratado de Maastricht oficializa a união entre grandes nações europeias, documento assinado no ano de 1992, com Alemanha, França, Espanha e Itália liderando as ações administrativas.

Aos poucos novas nações emergentes são encaixadas no bloco. Alguns países da atualidade não quebraram devido a União Europeia, caso de Grécia ou Portugal. Sistema financeiro bancário comum facilitou a movimentação de visitantes e trabalhadores no continente.

Algumas doutrinas apontam esta tendência como resultado de ideais eurocomunistas. Na prática o próprio capitalismo precisa se unir para continuar sendo principal sistema monetário no mundo.

Principais Blocos Econômicos

Principais Blocos Econômicos

Cidadãos membros circulam ou estabelecem residência livre na zona da UE. Também há ações em conjunto que visam combater crimes e imigração ilegal. Administração dividida por três órgãos principais: Conselho de Ministros, Parlamento Europeu e Comissão Europeia.

APEC: A Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico Sul foi fundada no ao de 1993. Interessante notar que os Estados Unidos também faz parte deste bloco compostos por países asiáticos ou oceânicos.

NAFTA: Composto por três países membros (EUA, México e Canadá). O Tratado Norte Americano de Livre Comércio foi fundado depois de dois anos da criação do Euro. Desde então não há barreiras de cunho alfandegário. As regras comerciais em comum tornaram as leis financeiras mais fortes, apertando os laços das relações empresariais em nível empresarial.

BENELUX: Estudiosos apontam que este foi o bloco que iniciou as ideias da UE. Criação no ano de 1958. Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo estão envolvidos no conjunto.

Por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Governo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *