O PAC

O Presidente da República, Luiz Inácio da Silva, tem no Programa de Aceleração e Crescimento, o PAC, como é nacionalmente conhecido, a ¨menina dos seus olhos¨. Lançado em janeiro de 2007, é um programa do governo Federal que reune todo o conjunto de políticas econômicas a serem desenvolvidas durante um mandato de quatro anos, visando dinamizar o crescimento da economia de maneira eficiente e racional, promovendo uma ampla Abertura ao Comércio Global, como meta a ser alcançada em seu governo.

O PAC

O PAC

Sem entrar no mérito da questão e da composição de seus blocos, mas apenas ressaltando que as medidas do PAC visam à infra-estrutura, como da habitação, saneamento e transportes, medidas para o crédito e financiamento, regulamentação da área ambiental, desoneração tributária e medidas fiscais cabíveis a médio e em longo prazo. Todas essas ações é que estão sendo implementadas e que deverão ser ainda implementadas, gradualmente ao longo do governo Lula. O PAC tem sido muito discutido atualmente, pois tem dado sustentação ao desenvolvimento do país, mesmo com A Economia em Tempos de Crise.

Sobre

Sobre

Entre os investimentos previstos, estão os investimentos públicos diretos, no valor de 67,8 bilhões de reais em quatro anos, mais os investimentos das Estatais, Bancos oficiais e privados que investirão até 2010, cerca de 503.9 bilhões de reais em mais de l00 projetos selecionados em todas as áreas da atividade econômica brasileira. Mas nem sempre, um programa para quatro anos como o PAC, dá tudo certo. O que se espera, é que com o Fim da Recessão no Brasil, as coisas voltem a sua normalidade e o governo possa realinhar seus investimentos e desenvolve sua Economia de maneira mais integrada, contando com recursos pra todas as suas obras pré-estabelecidas pelo PAC. Agora mesmo, o PAC, peça chave do governo Lula, vem enfrentando dificuldades de execução em algumas obras por revisão necessária dos custos, pois há casos em que o valor da construção simplesmente duplicou, pois em um levantamento feito em l22 empreendimentos, 55 tiveram problemas com o aumento do custo das obras e alguns investimentos estão sujeitos a intervenção do Tribunal de Contas da União.

Governo

Governo

Mas, como se trata de um projeto da execução da política econômica do Brasil, o PAC é alvo de criticas da oposição que não perdem a oportunidade de alfinetar o governo, nas questões mais variadas e matizes diferenciados, visando apenas truncar o desenvolvimento dos projetos, sob a legação de que é dever da oposição fiscalizar as obras do governo. Mesmo que o país tenha muita Resistência à Crise, a oposição não da folga ao governo e ataca em todas as linhas, sendo que até a Petrobrás se tornou alvo de uma CPI para investigar possíveis irregularidades em sua contabilidade. Mas o PAC, segundo o Presidente Lula, é a força tarefa de seu governo que pretende levar o PT a continuar no governo após o término de seu mandato, com o que a oposição não concorda.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Governo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *