Índice Poupança

Os índices da poupança representam a rentabilidade conquistada pelos investidores conforme o tempo em que deixam a quantia rendendo na conta poupadora. Com a chegada das novas regras, esta forma de investimento está menos rentável. O governo implantou as medidas com medo de que o valor dos juros migrasse os grandes investidores para a poupança, gerando colapso nas outras formas de investimentos.

Novo cálculo atual da caderneta de poupança: Desde 05/06 quando a taxa básica de juros estiver abaixo de 8,5% ao ano a rentabilidade das aplicações se equivale a 70% da Selic mais TR (Taxa Referencial). Investidores com quantia rendendo na conta antes da respectiva data ainda contam com as regras antigas, que geram mais renda aos investidores.

Como calcular o Índice Poupança: Deve ser levado em conta TR (Taxa Referencial) + 0,5% de juros mensais. A TR é considerada índice pós-fixo, investidores somente podem saber os valores depois de ultrapassados prazos básicos. Em termos gerais, se pode dizer que é impossível prever o valor futuro da poupança.

Nesta ótica, o cálculo deve ser observado de frente para trás. Por exemplo, quem investiu mil reais em janeiro recebe os juros dos próximos meses na mesma data útil em que realizou os depósitos do investimento. No cálculo deve ser levado em conta valor da TR (0,14) adicionado a 0,5%, gerando 0,64 sobre mil reais, gerando ganho de R$ 6,46 no primeiro mês que corre o juro.

Investidor que mantém a renda na conta poupança ganha juros compostos sobre o faturamento. Ou seja, quanto mais tempo o dinheiro é mantido, maiores são as chances de aumento na média da renumeração.

Simuladores de índices poupança: Existem algumas formas para tentar prever quanto será o ganho nos próximos meses, seguindo as últimas variações. Ao invés de realizar inúmeras contas na calculadora, os investidores experientes utilizam os simuladores. Basta colocar os números solicitados que em poucos instantes surgem os resultados das perspectivas. Clique neste link e acesso um simulador de índices poupança. 

Novas Formas de Investimento

Com a diminuição dos juros, a rentabilidade na poupança diminuiu mais de 30%. Pequenos investidores precisam procurar novas formas de arrecadar renda. Os títulos públicos do governo estão sendo buscados, visto que com apenas trinta reais é possível realizar o investimento mínimo que corresponde a 0,1 do papel.

O CBD também representa solução indicada por especialistas, principalmente por causa da renda pré-fixada, independente das movimentações dos juros. Investidores que conseguem maiores rendas na negociação do CDI também se sobressaem no cenário atual.

Além do receio governamental referente aos grandes investidores que estavam migrando para as contas poupança, também existe a legítima necessidade de redução dos juros, aumentando o nível de consumo e crescimento nacional. A complexidade do ciclo econômico se faz necessário para a manutenção do crescimento mesmo em épocas de crise mundial. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Governo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *