Escolha de Equipe Econômica Mostra Continuidade

Ontem, quarta-feira, 24 de novembro foram confirmados quatro nomes que farão parte da equipe econômica do novo governo de Dilma Roussef sendo que esta escolha foi vista pelo mercado como uma continuidade do que j á vem sendo feito pelo atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva e, isso está bem de acordo com o que disse a presidente, tanto antes como logo após ser eleita. Os nomes confirmados para a equipe econômica foram: Guido Mantega que continua na Fazenda, Miriam Belchior vai para o Planejamento e o economista Alexandre Tombini substitui Meirelles no Banco Central.

BC Terá Autonomia Total

Escolha de Equipe Econômica Mostra Continuidade

Escolha de Equipe Econômica Mostra Continuidade

Esse foi o tom dado por Tombini em sua primeira entrevista depois de ter seu nome confirmado por Dilma Roussef para a presidência do banco Central (BC). De acordo com Tombini a presidente eleita lhe garantiu autonomia operacional total na presidência do órgão. Disse também que as regras do jogo já foram colocadas e que sua indicação valoriza os funcionários de carreira pública.

Não há Muitas Surpresas

Mercado

Mercado

Como nos últimos dias já se tornava claro quais seriam os nomes indicados, o mercado não teve maiores reações, até porque a escolha da equipe econômica mostra continuidade e agora resta à espera pelas medidas macroeconômicas, saber se as diretrizes anteriores e metas de inflação terão essa continuidade e ainda se o controle de gastos será realmente feito. A continuidade é bem vista, pois os resultados dos últimos anos na área econômica têm sido muito bons.

Pasta do Planejamento e Banco Central

População

População

No que se refere, à indicação de Miriam Belchior para a pasta do Planejamento, o economista André Perfeito da corretora Gradual vê essa indicação como desenvolvimentista, pois acredita que ela trabalhará em cima de uma política de queda dos juros. Outros economistas foram solicitados a dar sua opinião e no que se refere a Alexandre Tombini, novo presidente indicado para o Banco Centra, economistas dizem da boa aceitação de seu nome, porém é preciso ver com cuidado a independência que ele terá no cargo que estará assumindo.

De Início não há Críticas a Fazer

Apesar de não ter críticas a fazer num primeiro momento, a realidade é que o mercado e a população de um modo geral, se mantém alerta esperando que conhecendo o compromisso que tem o Banco Central com as metas de inflação trabalhe no sentido de ajustar a política monetária sempre que houver algum risco de alta de preços.

Neste momento que ainda é de incerteza, a confiança no BC vem sendo mantida com base no que vem sendo feito até agora, porém todos guardam cautela com relação aos próximos passos. Para André Perfeito a indicação de Tombini aponta na direção certa, pois além de economista é funcionário de carreira e também é acadêmico.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Governo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *