Deflação no Japão

A deflação é o calcanhar de Aquiles da economia do Japão, um dos países mais desenvolvidos do mundo sofre com a queda dos preços dos produtos. Para os consumidores parece inicialmente muito bom saber que os preços irão cair cada vez mais, no entanto, isso causa um grande rombo na economia de qualquer nação. A terra do sol nascente vem enfrentando a deflação desde a década de 1990.

Trabalho

O Que é Deflação?

Consiste no contrário de inflação, dessa forma se trata da queda dos preços de produtos e serviços. O grande problema que a deflação traz para a economia é a sensação de que os preços irão cair mais no futuro. Com isso os consumidores deixam de fazer as suas compras e as empresas passam a vender menos. Vendendo menos as empresas demitem muitos funcionários e em alguns casos vão até a falência.

O Que é Deflação?

O Que é Deflação?

Como Iniciou a Deflação no Japão

No começo da década de 1990 estourou a bolha imobiliária no país e com isso a economia foi brutalmente afetada. Os preços dos imóveis de Tóquio, capital do país, ainda estão dentre os mais caros do mundo em dólares, isso porque a moeda japonesa – Iene – é supervalorizada. No entanto, na moeda local os preços estão em plena queda há duas décadas e não se engane pensando que isso é bom.

Como já explicamos acima o adiamento de compras – esperando preços ainda mais baixos – fazem com que a economia fique estagnada. Quanto mais os japoneses aguardam para economizar mais sem dinheiro ficam porque não existe giro monetário. Esse fenômeno econômico recebe o nome de Espiral Deflacionária e pode ser responsável pela queda de uma grande economia.

Grifes Convivendo com Insumos do Dia a Dia

Tentando reverter a situação difícil, estabelecida a décadas, muitos empresários tem buscado soluções no mínimo criativas. Uma das principais redes de lojas de variedades – uma espécie de supermercado – coloca lado a lado comida para pets e bolsas de grife. No bairro mais elegante da cidade de Tóquio, Ginza, as lojas de grandes marcas estão tendo que cada vez mais dividir seu espaço com lojas populares.

As lojas que tem conseguido melhores resultados são aquelas que vendem produtos importados da China (com preços muito mais baixos que a concorrência) e as que fazem promoções constantes adiantando as quedas de preços. Os japoneses tem o hábito de buscar sempre pela economia e esse hábito de ‘pechinchar’ pode ter consequências terríveis para a economia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Governo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *