Composição do Produto Interno Bruto

O PIB, Produto Interno Bruto, é o resultado da soma de tudo que é produzido em um determinado local, dentro de um determinado período de tempo – essa produção é levada como sendo todos os bens e serviços que tal lugar oferece, desde a produção do pão do café da manhã, até o mais caro dos automóveis ou apartamentos.

Produção

Para se calcular o produto interno bruto de qualquer lugar, existe uma fórmula matemática de fácil compreensão, que é a seguinte: o PIB é igual à soma do consumo privado, mais o total de investimentos feitos no período determinado, para o qual se deseja saber o PIB, mais os gastos totais do governo deste local, mais a diferença entre tudo que é exportado e o que é importado.

Para simplificar, a fórmula é expressa desta maneira: PIB = C + I + G + (X-M), sendo C o consumo privado, I os investimentos do período, G os gastos do governo, X o total das exportações e M o total das importações.

Portanto, para falar de maneira mais simples, quanto mais o governo investe no setor público, quanto mais as pessoas físicas e jurídicas privadas consomem, quanto mais é investido na economia, quanto mais se exporta e menos se importa, maior é o Produto Interno Bruto de um determinado país, estado, cidade ou região.

Governo

Na verdade, analisando esta fórmula percebe-se que, na verdade, um PIB alto não significa um local com economia igualitária ou calma, ou mesmo estável para seu povo – o PIB representa apenas os números diretos, sem a preocupação da aplicação social destes números. Ele é composto única e simplesmente pela soma de tudo que é investido e aplicado no setor da economia, mas não tem uma relação direta com quanto desses investimentos são, de fato, melhorias sociais, ou apenas aplicações grandes em setores de economia prédeterminados.

Para isso, é preciso analisar a renda per capita geral de cada região de uma cidade, estado ou país, por exemplo, já que o PIB per capita de uma cidade em específico pode ser alto, mas, mesmo assim, a renda estar concentrada em apenas uma parte pequena da população, enquanto o resto não tem acesso aos mesmos lucros.

Lucros

É como o fato de o Brasil estar, até 2010, em oitavo lugar em Produto Interno Bruto Mundial, e ser um dos últimos lugares em educação, nos rankings mundiais: as aplicações são feitas, e os investimentos existem, mas não nas áreas sociais.

O PIB demonstra a economia do país e seu estado mais primordial, mas esta nem sempre reflete o estado de sua sociedade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Governo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *