A Economia Brasileira

O Brasil

O nosso país possui dimensões bastante significativas, o que o coloca no topo de vários rankings nesse aspecto de área de extensão territorial, como por exemplo estando em primeiro lugar na lista de maiores países da América Latina e o quinto lugar na lista de maiores países de todo o mundo. A população brasileira conta com mais de duzentos e dez milhões de habitantes, o que faz também com que o país seja também o quinto país mais populoso do mundo.

O Brasil é também considerado um país extremamente multicultural e bastante diverso no que diz respeito as etnias, sendo isso um resultado da intensa quantidade de imigração vinda de vários locais do mundo ao longo de toda a história do país. Hoje em dia, o Brasil é regido conforme as regras de uma constituição, que foi instituída no ano de 1988 e ela promove ao Brasil o título de república federativa presidencialista, ou seja, possui um sistema governamental marcado pela liderança de um chefe de governo que é o presidente.

A economia de um país é um fator extremamente importante para a compreensão de sua história e de sua identidade geral, e com o Brasil isso não seria diferente. Assim sendo, esse é o foco do artigo de hoje e logo abaixo será apresentada um panorama geral a respeito da temática da economia brasileira e seus pontos mais importantes.

A Economia do Brasil

No ano de 2017 a economia brasileira foi classificada como a oitava maior de todo o planeta, onde o Produto Interno Bruto (PIB) ficava acima dois seis trilhões de reais. Já quando comparada somente com a América, a economia do Brasil ocupa o segundo lugar no ranking, ficando atrás somente dos Estados Unidos da América. Já no que diz respeito ao PIB per capita – que nada mais é do que o valor dos bens e dos serviços que foram produzidos em certo país no período de um ano, dividido pela população que lá existia naquele mesmo ano – o Brasil fica em sexagésimo quinto lugar comparado com todo o mundo.

O Brasil faz parte do grupo BRICS, juntamente com a Rússia, a Índia, a China e a África do Sul, e isso faz com que a economia do país seja considerada emergente, ou seja, acredita-se que o desenvolvimento econômico do país é consideravelmente promissor. Além disso, o Brasil é ainda membro de outras organizações e instituições econômicas, como o Mercosul (Mercado Comum do Sul), a UNASUL (União de Nações Sul Americanas), o Grupo de Cairns, o G20 e o G8+5.

O país conta ainda com muitos países que são parceiros comerciais – sendo que nos últimos tempos os principais foram o Mercosul, a América Latina, a União Europeia a Ásia e os Estados Unidos – e também tem uma forte relevância no que diz respeito as exportações, sendo que cerca de sessenta por cento delas são de produtos da manufatura ou da semi manufatura.

Durante a década de noventa muitos passos importantes em relação a estabilização da economia do Brasil foram tomados, sempre levando em consideração mudanças relacionadas a sustentabilidade fiscal, a abertura e liberação da economia e o impulsionamento dos fundos do país, trabalhando em cima da competitividade e fazendo com que um ambiente mais propício fosse criado, melhorando os ares para que o setor privado se desenvolvesse. Porém, falando a respeito da competitividade, esse é um ponto fraco do país, já que ele fica entre os piores países do mundo nesse aspecto.

A principal característica da economia brasileira é o fato dela ter suas bases concentradas no Estado, já que ele participa em ações de mais de seiscentas empresas, que acabam cooperando em aproximadamente um terço do PIB nacional. O setor tecnológico do país é uma área que também contribui muito para a economia do Brasil, sendo que os projetos que mais chamam a atenção são aqueles de desenvolvimento de aeronaves e de submarinos. Porém, o Brasil não fica atrás no que diz respeito a outros tipos de pesquisas e de desenvolvimentos, como é o caso da pesquisa espacial, por exemplo, bem como a de produção de combustível e outros pontos muito relevantes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Governo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *