Tipos De Linhas De Financiamento

Sempre que alguma espécie de crédito é procurado por uma empresa que necessita dele, surgem as mais diversas dúvidas sobre como obter este tipo de crédito e, principalmente, qual tipo de crédito disponível no mercado é o ideal para cada tipo de situação.

Financiamento

Financiamento

De uma maneira bem básica, existem dois tipos de linhas de financiamento disponíveis no mercado para empresas – seja em instituições financeiras menores, ou grandes bancos: as linhas de crédito de capital de giro, e as linhas de crédito de investimentos.

As linhas de crédito de capital de giro visam injetar uma determinada quantidade de dinheiro a mais em um negócio ou empresa, para que a pessoa que a administra possa fazê-la crescer – esse tipo de crédito é usado para pagar funcionários, ou investir em melhorias e inovações no negócio a que se direciona. Por ser algo de uso mais imediato – que, em tese, recebe retorno em troca uma vez que seja aplicado – os prazos para este tipo de financiamento são mais curtos, e a quantidade de dinheiro disponibilizada pela instituição financeira que o oferece é estudado de acordo com o tamanho da empresa, e também, pelos rendimentos que normalmente oferece.

Já as linhas de crédito de investimento buscam pessoas ou instituições externas à empresa ou negócio para que invistam nele, com a intenção de fazê-lo crescer e prosperar. No caso de crédito de investimento buscado em instituições financeiras, há um prazo para a devolução do que foi investido, e, de uma maneira geral, a porcentagem da empresa referente ao tamanho do crédito dado fica como garantia da devolução do dinheiro. Diferente do capital de giro, este tipo de crédito tem uma expectativa maior para que tenha seu retorno e, por isso, tem prazos mais longos.

Linha De Financiamento

Linha De Financiamento

Para pessoas físicas, os tipos de linha de crédito são muitos, mas os mais comuns são os financiamentos – contratados diretamente com os bancos ou instituições financeiras, e usados para a construção ou reforma de imóveis, ou então, para a aquisição de um automóvel e os empréstimos pessoais, que podem ser feitos através de folhas de pagamento – os chamados empréstimos consignados, ou mesmo sem esta garantia, sendo que este processo é mais demorado e burocrático do que os outros dois citados.

Casa Financiada

Casa Financiada

Na hora de pegar dinheiro emprestado, no entanto, independente de se tratar de pessoa física ou jurídica, o mais importante é pesar exatamente quanto se precisa e para quê, além de projetar gastos e despesas, para que o ônus dos pagamentos não acabe por piorar a situação financeira atual.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Financiamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *