Simulação De Financiamento Da Caixa

Financiamentos

Um financiamento nada mais é do que uma operação que envolve uma quantidade determinada de dinheiro, onde, de maneira geral uma organização financeira é responsável por prover recursos para a outra parte que solicitou o financiamento, podendo ser uma pessoa física ou jurídica nesse caso. Esses recursos tem uma finalidade de utilização que é acordada previamente, sendo que na maioria das vezes é utilizada na execução de algum investimento. Esse acordo prévio é importante, porque é isso que difere um financiamento de um empréstimo, já que ao contrário do segundo citado, o recurso adquirido no primeiro deve ser necessariamente utilizado para o que foi solicitado.

É opção da financiadora cobrar ou não juros em cima da quantia de dinheiro que foi financiada, bem como o tempo disponível para o pagamento. Existem ainda os financiamentos não reembolsáveis, que geralmente são fornecidos para instituições tecnológicas e / ou cientificas, sejam públicas ou privadas, principalmente aquelas sem fins lucrativos, para auxiliar nessa temática e não cobrando o pagamento.

Os financiamentos mais comuns de serem solicitados por empresas são aqueles que objetivam a compra de alguma máquina ou equipamento, para a realização de pesquisas de melhoria e desenvolvimento de novos produtos ou ainda para realizar criação de novas sedes e polos ou expansão de modo geral. Já as pessoas físicas solicitam financiamento principalmente para realizar comprar de bens que possuem um grande valor, como por exemplo carros, casas ou outros tipos de imóveis e automóveis. As pessoas físicas também podem solicitar financiamentos para pagar um curso superior, que é uma espécie de investimento pessoal.

Financiamento Da Caixa

Financiamento Da Caixa

Os produtores rurais também podem fazer financiamentos de forma particular, sendo que o principal objetivo nesse caso é utilizar o recurso para o pagamento de compras, e por mais que existam outras formas de fazer isso, o financiamento é ainda bastante utilizado. Todos esses tipos de financiamentos são bons para todas as partes, tanto para quem solicita o recurso, quanto para a instituição que fornece o mesmo, já que isso é extremamente importante para a movimentação da economia da região e do país.

Tudo Sobre Financiamentos Da Caixa

A Caixa Econômica Federal, comumente conhecida somente como Caixa, é uma instituição financeira brasileira que possui o formato de uma empresa pública, ou seja, é gerida e administrada unicamente pelo poder público que conta com sua sede na capital do Brasil, Brasília, no Distrito Federal, mas contando com diversas filiais ao longo de todo o país.

A Caixa é um importante membro do grupo financeiro do Brasil, e um dos principais pontos da instituição é auxiliar fortemente na política de crédito do governo – como é o caso dos financiamentos – e é isso também que a torna uma instituição tão conhecida em todos os cantos do país. Todas as decisões da empresa são tomadas e disciplinadas pelo Ministério da Economia e são ainda fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil, que é uma outra entidade pública, mas que atua de forma mais indireta nesse sentido, ficando basicamente em segundo plano. Além disso, alguns serviços bancários da Caixa precisam da autorização do Conselho Monetário Nacional (ou CMN), e ainda muitas vezes precisam sofrer exames ou julgamentos do Tribunal de Contas da União (o TCU).

Como já foi apontado acima, a Caixa muito provavelmente é a instituição financeira mais famosa e conhecida do Brasil, e por esse motivo, muitas pessoas acabam recorrendo a ela quando desejam comprar sua casa própria ou ainda fazer algum outro tipo de investimento nesse sentido imobiliário, ou até mesmo na compra de automóveis, entre outras coisas. Essa modalidade de financiamento é muito conhecida principalmente por ser uma forma que oferece uma ótima política de parcelamento e também valores de juros um pouco menores do que os tradicionais.

Antes de se tomar a decisão real de fazer um financiamento com a Caixa, é interessante ter em mente algumas coisas, como por exemplo alguns critérios que a instituição possui para autorizar ou não o financiamento para uma pessoa. Falando especificamente a respeito de financiamento para imóveis, é importante saber que a Caixa hoje em dia financia até setenta por cento do imóvel na planta ou na construção, ou até oitenta por cento caso a obra ou a propriedade tenha um valor acima de setecentos e cinquenta mil reais.

Porém, ainda que quanto maior o valor, maior a porcentagem de financiamento, existe um teto que limita o valor no qual a caixa permite o financiamento, que no caso é de três milhões de reais. Mas vale ressaltar que ainda que os valores sejam extremamente importantes, também é necessário que as pessoas se atentem a outros possíveis critérios que a Caixa utilize para liberação do financiamento.

Chaveiro de Financiamento Da Caixa

Chaveiro de Financiamento Da Caixa

A primeira coisa a ser feita quando se decide solicitar um financiamento para a Caixa é escolher o imóvel a ser financiado. Na verdade não é necessário ter uma escolha irredutível, mas é fundamental que já se tenha uma ideia de qual casa ou de qual apartamento é o desejado e ideal para atender as necessidades e expectativas. Após já ter isso em mente, é importante fazer uma simulação do financiamento, e é exatamente esse o foco do artigo de hoje e será tratada logo abaixo.

Após realizar a simulação e se ter certeza que o valor do financiamento e das parcelas estão dentro do orçamento, chega o momento de conversar com o banco e ver quais os documentos necessários para se dar entrada nos papéis do financiamento. É necessário também fazer um cadastro na própria instituição, para que assim os primeiros passos possam ser dados.

Depois de todos os documentos serem enviados, chega a parte que mais gera ansiedade nas pessoas, que é a pré aprovação. Essa etapa pode demorar até cinco dias uteis para dar o veredito, e caso tudo dê certo, as pessoas já recebem todos os detalhes do financiamento – e que já foram previamente simulados – como prazo e quantidade de parcelas, calor de entrada, taxas, entre outros.

Finalmente, depois da pré aprovação ser autorizada, chega a etapa de avaliação, onde acontece uma avaliação do imóvel por uma equipe profissional da própria Caixa. Além de analisar o local, os documentos de venda também são analisados minuciosamente, para ver se tudo se enquadra dentro do que a Caixa permite. A resposta oficial e final é dada em no máximo quinze dias após a avaliação, e com a aprovação final obtida já é possível que se assine o contrato.

Simulador De Financiamento Da Caixa

Como foi dito acima, a simulação de um financiamento é extremamente importante para que as pessoas consigam se programar e entender melhor como as parcelas irão influenciar na sua vida, evitando assim que se adentre em dívidas e problemas do tipo, e é por isso que essa é também uma das primeiras cosias a serem feitas. É possível encontrar esse simulador de financiamento no próprio site da Caixa, ou ainda ir até a uma agência para saber pessoalmente de todos os detalhes, mas de maneira geral nele é possível entender qual será o valor e a duração das parcelas, quais as taxas que estarão inseridas na mesma e o quanto de entrada será necessário oferecer, entre outras particularidades.

No simulador de financiamento pelo site da Caixa são oferecidas muitas opções, porém, tudo se inicia com um primeiro questionamento: o de qual tipo de investimento está sendo buscado se é o de financiamento de crédito ou o de habitação. * A primeira opção traz o crédito Caixa que solicita como aporte a garantia imobiliária. Ou seja, interessados devem dar algum tipo de imóvel em troca do dinheiro que pode ser amortizado em até trinta anos. Até 2007 o débito tinha no máximo vinte anos para ser quitado; uma medida governamental alterou o texto oficial em dez anos no intuito de se adequar melhor à realidade encontrada no país.

Simulador De Financiamento Da Caixa

Simulador De Financiamento Da Caixa

Já a segunda opção aponta outras subseções consideradas serviços usuais da caixa dentro da área: Aquisição de imóvel novo, usado, construção, ou planejamento para reformas. Aos três tipos de opções são utilizáveis inclusive recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para saldar parte do financiamento solicitado.*

Em seguida o site pergunta detalhes como a cidade onde o imóvel desejado se localiza, bem como o valor aproximado do mesmo e a renda bruta da pessoa que solicita o financiamento – se for uma família, deve se colocar a soma da renda de todas as pessoas. – Também é solicitado a data de nascimento dos integrantes da família que são menores de idade.

O site é bastante intuitivo e possui boa usabilidade, então é possível que não existam muitas dúvidas a respeito disso. Porém, caso seja difícil para as pessoas acessarem internet ou navegarem no site, é possível ir em uma própria agência da Caixa e pedir a simulação por lá, já que além disso, também é possível que os profissionais consigam explicar da melhor forma e sanar todas as dúvidas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Financiamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *