Financiamento Rural Agrícola

No ano de 2010 a contratação de crédito, financiamento rural agrícola cresceu 19%. A aplicação de recursos em crédito rural com destinação a agricultura empresarial de custeio os investimentos e a comercialização atingiram quase 19 bilhões de reais entre os meses de julho e agosto do corrente ano. Este resultado é recorde, sendo 19% superior aos resultados registrados durante este mesmo período de safra do ano passado, quando houve uma liberação de recursos de quase 16 bilhões de reais. Os recursos que se destinam ao setor de agricultura empresarial para a safra de 2010/2011 atingem um montante de 100 bilhões de reais. Este valor consta no PAP – Plano Agrícola e Pecuário que foi anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro Wagner Rossi no mês de junho deste ano.

Investimentos

Financiamento Rural Agrícola

Financiamento Rural Agrícola

As contratações que se destinam aos médios produtores tiveram um aumento de mais de 70% se comparadas ao ciclo agrícola que antecedeu, sendo assim os investimentos superam os 850 milhões de reais durante estes dois meses.

Os recursos que destinados para os custeios e os investimentos são parte integrante do Pronamp – Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural. Conforme declarações do senhor Edilson Guimarães, atual secretário da Política Agrícola do Ministério da Agricultura, o desempenho nos mostra condições mais atrativas para os financiamentos, demonstra também o empenho do governo em realizar melhorias no acesso da chamada classe média rural aos sistemas de crédito rural. Para esta safra o Pronamp tem 5,6 bilhões de reais.

Financiamentos

Comercialização

Comercialização

Os financiamentos destinados à agroindústrias com o intuito de fornecer capital de giro e consequentemente apoio para a comercialização fecharam em 2 bilhões de reais, o que representa 320% de crescimento se comparado com os meses de julho e de agosto do ano passado. O PSI-BK – Programa de Sustentação de Investimento contabilizou 1 bilhão de reais destinados a compra de máquinas agrícolas, sendo que os juros anuais cobrados serão de 5,5%. Criado no ano de 2008, o PSI-BK nasceu com o intuito de suprir carências de crédito em meio a crise econômica internacional. Os recursos estão disponíveis para contratação até o mês de dezembro deste ano.

Reflexos

Investimentos

Investimentos

Em se tratando de economia, seja qual for o setor, os investimentos refletem na postura dos interessados, ou seja, neste caso dos agronegócios brasileiros os produtores foram motivados pela boa safra anterior e atualmente buscam mais pelos recursos oficiais. Com maior volume de dinheiro no começo dos ciclos agrícolas é natural que os produtores antecipem a compra de insumos para preparação do solo e posterior plantio da safra. Os insumos representam a maior parte dos gastos deste período. É sempre bom lembrar que a agricultura é a mais importante força de trabalho e riqueza de nosso país e como tal merece investimentos importantes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Financiamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *