Financiamento Abre Portas Para a Construção

Casa Própria

Adquirir a casa própria é um sonho que nunca sai de moda. E com as constantes movimentações do mercado imobiliário, há momentos em que o sonho pode ir um pouco além: construir a casa própria. Nesse caso, muito além das vantagens de se ter uma moradia pensada e projetada exclusivamente de acordo com o que desejamos, há também algumas facilidades que, se forem bem administradas podem render um ótimo negócio.

Financiamento Abre Portas Para a Construção

Para fortalecer essa ideia entram os financiamentos de construção. Nos últimos anos, o mercado financeiro atentou para essa possibilidade, criando planos semelhantes aos financiamentos de imóveis prontos. As taxas de juros são relativamente mais altas, porém, os benefícios a curto e a longo prazo podem pesar na hora de comparar os custos.

Materiais

Os melhores caminhos

Para pessoas que já possuem um terreno ou têm dificuldade em encontrar um imóvel que atenda às suas expectativas e necessidades, a construção é a melhor opção. De qualquer forma, vale a pena conhecer os programas oferecidos pelos principais bancos e financiadoras do país, como a Caixa, o Bradesco, o HSBC e outros. A Caixa Federal, por exemplo, disponibiliza um plano de crédito imobiliário completo, que contabiliza todos os custos do processo de regulamentação, terreno e construção e permite até mesmo o uso do FGTS. Outras instituições, ainda, oferecem financiamento para a aquisição do material. Nesse caso, apesar de contabilizarem taxas mais elevadas, ainda assim saem à frente em comparação com as lojas de material de construção.

Emprestimo

Um sonho para pagar em até 20 anos

Existem, portanto, diversas questões a serem consideradas. O primeiro passo é ter um projeto aprovado com todo o orçamento. Esse projeto será avaliado pela financiadora a fim de estipular o valor máximo que poderá ser financiado em até 20 anos. Para a aprovação da proposta, também é necessário contratar o seguro obrigatório para a construção, que deverá ser concluída em, no máximo, um ano.

Com taxas de juros pré ou pós-fixadas que variam entre 10% e 15%, somando também os tributos e outras taxas específicas da agência que financiará o seu projeto, você poderá saber se essa é a melhor opção para você que planeja adquirir um imóvel. Afinal, a decisão não deve nunca se basear apenas no sonho, mas também nas oportunidades e favorecimentos do mercado. Uma dica é sempre conversar com profissionais especializados em financiamento imobiliário antes de fechar uma negociação, além de comparar as taxas, variações e condições oferecidas em cada proposta.

Vale lembrar que todo financiamento exige uma reprogramação da economia familiar. Apesar de facilitar na hora de pagar, é importante lembrar que se trata de uma dívida de longo prazo. Ou seja, antes de assumir essa conta, deve-se avaliar as reais possibilidades financeiras e estruturais para que seja possível manter o contrato sem criar um buraco no orçamento.

Por Vivian Fiorio

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Financiamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *