Os Cálculos dos Empréstimos

Os Empréstimos

Atualmente existe uma grande procura das pessoas por empresas credenciadas para a obtenção de empréstimos. A necessidade e o desejo de conforto fazem com que a cada dia mais as pessoas recorram às financiadoras e, assim consigam dinheiro suficiente para saírem do aperto ou simplesmente para a aquisição de algum bem material, que até então era impossível adquirirem. Devido à facilidade e a comodidade para obtenção de crédito, os empréstimos tem sido a solução para muitas pessoas, porém os juros aplicados geralmente são altos e o valor que é pago ao final da quitação da dívida junto à financeira ou banco soma um montante maior, que corresponde muitas vezes quase ao dobro do valor inicial.

Financeira

Como São Feitos os Cálculos

As facilidades para obtenção de empréstimos atraem muitas pessoas, mas elas sequer sabem como são feitos os cálculos e podem acabar sendo prejudicadas devido a essa omissão por parte das financeiras que fazem o possível para concederem o empréstimo devido a grande lucratividade que gira em torno dessas transações. Basicamente, os empréstimos são calculados de acordo com a Tabela Price, utilizada por bancos e financeiras. Cada empresa ou banco aplica uma porcentagem de juros ao mês, que varia de empresa para a empresa. Aposentados, pensionistas e servidores são beneficiados com juros bem mais baixos nas transações de empréstimos. Assim, eles aplicam os juros mensalmente utilizando a Tabela Price e as prestações são sucessivas e iguais.

Os Cálculos dos Empréstimos

A Tabela Price

Para que se calcule o valor de cada prestação mensal que o cliente deverá pagar mensalmente ao realizar um empréstimo, é utilizada a Tabela Price, na qual é possível se calcular com precisão as prestações a serem pagas. A Tabela Price é caracterizada pelos cálculos de prestações iguais e é utilizada por muitos lojistas e financiadoras que trabalham com a concessão de crédito ao consumidor. A princípio ela parece um pouco confusa, devido aos termos empregados e a minuciosidade dos cálculos feitos para que não exista erro. O sistema para cálculo começa com o valor a vista que será financiado para o cliente. Depois é preciso saber em quantas prestações esse valor será pago e qual a porcentagem de juros que será aplicada a esse montante mensalmente.

Matemática

As Amortizações e os Termos Empregados

Depois que esses valores são determinados e fixados, existe uma fórmula para que se calcule qual serão os valores das parcelas a serem pagas mensalmente. A tabela consiste em cinco colunas onde estão dispostos os seguintes itens: mês, juros, amortização, saldo devedor e cálculo para o mês seguinte. Os meses correspondem a quantidade de parcelas a serem pagas. Os juros são determinados pela porcentagem que é cobrada por mês. A amortização corresponde ao valor pago após a quitação dos juros do período. O saldo devedor é a dívida que resta para quitação e o cálculo para o mês seguinte é o valor remanescente após a quitação dos juros e da amortização do referido período.

Por: Renata Reis

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Empréstimo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *