Golpe do Empréstimo

O Que São Os Empréstimos

Os empréstimos são basicamente o ato de uma pessoa entregar a uma outra um objeto ou uma determinada quantia de dinheiro, que deve ser devolvida depois de um determinado prazo. Na maioria das vezes, as operações que envolvem dinheiro são popularmente chamadas de “crédito” ou de “financiamento”, porém, esses não são termos necessariamente equivalentes, já que no empréstimo o dinheiro é oferecido sem que se saiba no que exatamente ele será empregado, enquanto no financiamento é necessário saber essa destinação, já que existe um vínculo entre o valor oferecido e a que será utilizado. O empréstimo na maioria das vezes não possui um valor fixo e pode ser concedido conforme o cliente pede e conforme são suas possibilidades de pagar.

Quais São Os Golpes De Empréstimos

Na maior parte das vezes os empréstimos são vistos como uma única saída para a quitação de uma dívida ou a aquisição de algum produto, e por isso as pessoas muitas vezes precisam recorrer a eles. Porém, como já se sabe, com o avanço da tecnologia, cada vez menos as pessoas precisam encarar filas de bancos e estar pessoalmente nessas instituições para que possam utilizar esses serviços, sendo possível hoje em dia realizar tudo por meio de uma tela de celular.

Porém, o que os bancos ainda prezam muito é pela análise de crédito e / ou da possibilidade de pagamento, e por isso, pessoas que trabalham de forma autônoma ou que estão negativadas podem acabar tendo dificuldades para comprovar a renda, e consequentemente aumenta a dificuldade de se conseguir um empréstimo, e quando isso é possível, ele pode acabar saindo bem mais caro.

Golpes De Empréstimos

Golpes De Empréstimos

E é nesse momento que os possíveis golpes podem acontecer, já que existem empresas que se comprometem a liberar empréstimos para todo o tipo de pessoa, desde que se realize um pagamento adiantado de uma taxa para que isso de fato aconteça, mas é aí que mora a fraude, e no final das contas nenhum empréstimo é liberado.

De maneira geral o golpe funciona da seguinte forma: o cliente solicita um empréstimo e a instituição fraudadora aprova essa solicitação, mas diz que para o dinheiro entre de fato na conta do cliente, ele deve depositar um pequeno valor em uma outra conta, que possui sim nomes bastante convincentes e que deixam as pessoas acreditando ser algo seguro, como por exemplo “fiador”, “taxa de abertura de crédito”, “garantia”, “taxa de cartório”, “depósito de segurança”, entre outros, mas que são todos mentiras.

É muito possível que taxas desse tipo realmente existam em instituições sérias, porém, nunca ele é solicitado como uma forma de pagamento adiantada, pois na verdade isso é ilegal, já que todas as possíveis e taxas sempre estão embutidas nas parcelas do empréstimo, e consequentemente no preço final. A regra é bastante clara: primeiro os clientes recebem a quantia de dinheiro solicitada e só depois se inicia o pagamento. O contrário não pode existir.

Claramente no meio do processo do falso empréstimo tudo é utilizado para que ele pareça confiável, desde a solicitação de vários documentos, preenchimento de muitas fichas de cadastros, tudo isso com marca d’água e com brasoes aparentemente oficiais, o que deixa tudo com cara de sério, mas na realidade sendo tudo mentira.

As principais instituições e sites que são fraudulentos são:

– Empréstimo com nome sujo – empréstimo para pessoas negativadas, onde nesse caso é solicitado um pagamento adiantado.

– Finemprestimos Crédito Rápido, onde também é solicitado um depósito adiantado;

– Ibi Créditos do Brasil, onde pedem uma quantia de cerca de duzentos e cinquenta reais adiantado;

– JTS Financeira, seguindo o mesmo golpe.

Como foi possível perceber esse golpe é extremamente clássico e muitas pessoas caem facilmente. As outras instituições golpistas bastante famosas são:

  • -BV Plataforma Online;
  • – Livre Soluções Financeiras;
  • – Chez Financeira;
  • – Blink Financeira;
  • – SONCRED;
  • – Financeira Facilita;
  • – Expertise Financeira;
  • – Help Crédito / Fazerhelp Empréstimo;
  • – Financeira EPL;
  • – FFA Empréstimos;
  • – Aguia Cred;
  • – RCP Crédito;
  • – Banco BBVA;
  • – Empréstimo Planet;
  • – Golden Empréstimos;
  • – Cifra Financeira;
  • – Infinit – Banco de Crédito Inversiones;
  • – Hosticredi Brasil;
  • – Porto Assessoria Online;
  • – Empréstimo Colonial;
  • – Empréstimo Planet;
  • – Empréstimo Agora – Empréstimo para Negativado;
  • – Banco Nacional (Balcão Nacional de Crédito Geral Ltda ME);
  • – CredOnline Assessoria Financeira;
  • – Platinum Agente Autônomo de Investimentos

Entre muitos e muitos outros, valendo sempre o cuidado, já que como foi possível perceber acima, os nomes são bastante sensatos e aparentemente sérios.

Como Não Cair Nesses Golpes

Ilustração de Golpes De Empréstimos

Ilustração de Golpes De Empréstimos

Como foi citado acima, ainda que muito famoso, muitas pessoas ainda caem nesse tipo de estelionato, já que ele sempre está presente em um ambiente que é muito favorável para que as vítimas caiam, e o que mais faz com que essa fraude seja perpetuada é simplesmente a falta de informação. Assim sendo, existem alguns sinais para que se fique alerta quanto a identificação do golpe, podendo dessa forma, evita-los.

O primeiro ponto a ser observado é que ainda que os golpistas se identifiquem como algum representante de uma instituição séria, sempre a conta na qual irá se depositar uma quantia prévia é de uma pessoa física, o que é totalmente estranho. Além disso, na maioria das vezes a empresa não possui ou não divulga um endereço físico em seus materiais de divulgação, e neles podem ainda conter erros muito graves de português e também desencontro de informações.

Outras coisas a serem analisadas é o famoso “quando a esmola é grande, o santo desconfia”, já que não existe milagre em nenhuma instituição financeira, como taxa de juros muito baixas, pagamentos em parcelas ou condições mirabolantes, entre outras coisas que podem acabar chamando a atenção de pessoas com menos informação, achando que essa é uma ótima alternativa.

Por fim, dicas mais práticas para que de fato não se caia nesse golpe são: a busca da instituições que de fato sejam credenciadas pelo banco central e que também possuam uma boa reputação, a recusa em fazer depósitos ou outro tipo de transferência prévia, o não fornecimento de dados e documentos pessoais para pessoas desconhecidas e a desconfiança com oportunidades muito milagrosas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Empréstimo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *