História Do Dinheiro Saiba Mais

Como o mundo conheceu o dinheiro? Qual é a história do dinheiro de papel? O que as pessoas costumavam usar para comprar bens e serviços? Muitas vezes, essas questões habitam nossas mentes. Este artigo vai tentar responder a estas perguntas.

Moedas

Moedas

Sistema De Trocas

Quando não havia o conceito de dinheiro como: o ouro, moedas de prata, metal ou dinheiro, as pessoas usavam trocar uns com os outros. O sistema de escambo é a troca de bens ou serviços com outros bens ou serviços. É considerada a mais antiga forma de negociação, é  datada de 6000 aC.
Dizem que uma tribo da Mesopotâmia introduziu este sistema e que ele foi melhorado pelos babilônios. As pessoas costumavam trocar alimentos, armas e até mesmo crânios humanos. O sal era item muito precioso nos tempos antigos, e foi um elemento fundamental para o escambo, até os soldados romanos recebiam seu pagamento em forma de sal.
A maioria de nós considera que este era um antigo sistema de negociação, quando não havia o conceito de dinheiro, mas este não é o caso. Mesmo com a invenção do dinheiro de papel, o mundo não abandonou esse sistema totalmente.

Notas Antigas

Notas Antigas

Moedas Metálicas

Como o sistema de escambo tinha algumas desvantagens, que muitas vezes levaram as pessoas a conflitos e situações complexas porque não havia nenhum sistema de dinheiro, estava envolvido algo que tinha algum valor padrão.
As conchas também foram consideradas inseguras. O conhecimento dos metais deu às pessoas  a ideia de usá-los como dinheiro e simplificar o processo de negociação. Diz-se que as moedas foram utilizadas pela primeira vez como dinheiro em Lydia e em algumas cidades gregas no século 7. As pessoas costumavam usar o metal como dinheiro, pois era fácil de trabalhar e poderiam ser recicladas.
A cada moeda foi dado um valor determinado, de acordo com o valor do metal usado para fabricar a moeda e usado para comparar com o custo dos artigos a ser comercializado. Muitos metais foram utilizados para a cunhagem, mas as mais populares eram as de ouro e prata.

Papel Moeda

A história do papel-moeda tem origem na China em 806 dC. Eles costumavam usar o bronze em suas transações diárias. Isso aconteceu na província de Sichuan, que novamente começou a usar o dinheiro de papel quando enfrentou uma escassez de cobre, que era componente do bronze. Eles usavam moedas de ferro, mas o dinheiro de papel foi também utilizado.

Papel-Moeda Como Dinheiro

Em meados do século 18, a Europa ocidental e os Estados Unidos enfrentaram a falta de moedas de prata por causa das guerras e do comércio com a China, que vendeu seus bens em massa para a Europa, mas comprou alguns dos seus bens. Em 1833, o Banco de Notas da Inglaterra foi legalmente reconhecido.

Real

Real

Em 1844, este banco anunciou que essas notas eram totalmente seguradas pelo ouro, que se tornou um padrão legal, e o dinheiro de papel tornou-se o dinheiro representativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>