Fundo de Reserva – O Que é e Como Receber?

O Que é Fundo Reserva?

Quem tem um consórcio de qualquer bem provavelmente já ouviu falar sobre o fundo reserva, mas talvez não saiba exatamente o que ele é e para que serve. Basicamente se trata de um fundo que pode ser utilizado para cobrir situações que estão previstas no contrato.

Dentre as possíveis utilizações do fundo de reserva estão cobrir eventuais faltas de recursos do fundo comum, custear despesas que sejam resultantes de demandas judiciais e extrajudiciais que tenham sido iniciadas pelos consorciados ou por terceiros, fazer a cobertura de falta de fundo para cobertura de sinistro de seguro de vida, efetuar o pagamento de impostos e tributos, efetuar o pagamento de débito de um consorciado inadimplente depois de terem sido utilizados todos os meios possíveis para tal entre outras situações que estejam previstas no contrato.

Como Receber o Fundo de Reserva?

Cada empresa de consórcio tem as suas próprias regras, mas em geral o fundo de reserva está disponível para os consorciados depois de 60 dias da data da última assembléia do grupo. Fica disponível o valor restante do que foi utilizado durante a vigência do plano de consórcio.

Depois desse período o consórcio costuma disponibilizar o pagamento do valor de reserva por meio de ordem de pagamento ou de crédito na sua conta corrente. Após a empresa de consórcio aprovar o crédito é feita a comunicação aos consorciados por meio de correspondência.

Nessa correspondência o consorciado é informado a respeito do valor de fundo de reserva a que tem direito bem como a data em que o depósito será realizado bem como em que banco o valor estará disponível para saque em caso de ordem de pagamento. Lembramos que pode ser que a empresa com a qual você mantém contrato tenha outros procedimentos para informar a respeito do fundo de reserva. Consulte a empresa em questão.

Informações

Pode ser que a empresa solicite alguns dados bancários do consorciado para efetuar o depósito do valor. Nesse caso é necessário que o consorciado responda a comunicação com os dados solicitados. Em geral as empresas disponibilizam contatos por meio de correspondência, internet e telefone. Mantenha sempre as suas informações cadastrais atualizadas junto a empresa de consórcios para facilitar o recebimento.

Possíveis Cenários – Dúvidas

Quando se trata de fundo de reserva existem dois cenários problemáticos que se repetem com frequência. A seguir vamos explicar como agir nas duas situações para te ajudar a chegar sempre a melhor solução. Evite se estressar e lembre-se que receber o seu fundo de reserva é um direito.

Consórcio Encerrado e Sem Recebimento do Fundo de Reserva

Acontece com certa frequência de um grupo de consorciados ter chegado ao fim sob a alegação de inadimplência dos contemplados. Nesses casos pode acontecer de o não serem pagos o fundo, o que é não é correto.

Saiba que o prazo para o encerramento do grupo é de 60 dias e passado esse período o consórcio deve entrar em contato com o consorciado para informar em que situação está o grupo e de que forma será feito o pagamento do fundo de reserva. Se depois desse período não houver contato é importante procurar o Banco Central.

Recebimento do Fundo de Reserva Após Quitar o Consórcio

Como já mencionamos acima o prazo para que a empresa informe aos consorciados como fará o pagamento do fundo de reserva é de 60 dias. Quando o fundo de reserva não é utilizado durante o período de pagamento do consórcio o mesmo deve ser devolvido.

A empresa informa o consorciado se o fundo de reserva tiver sido utilizado durante o período de consórcio. Podem ser feitos abatimentos nas prestações, mas isso será devidamente informado. O prazo para que o consorciado seja informado da situação do grupo é de no máximo 60 dias depois que o mesmo acabou.

Em Suma…

O fundo de reserva é um fundo criado com o pagamento do grupo de consorciados com o objetivo de custear eventuais questões financeiras que apareçam durante o período de existência do grupo de consórcio. Depois que o grupo termina a empresa tem um período de até 60 dias para informar ao consorciado se o valor do fundo de reserva foi utilizado ou então como será feita a devolução do mesmo.

Se apenas uma parte do valor do fundo de reserva tiver sido utilizado a parte restante deverá ser devolvida para o consorciado. Informe-se junto a sua empresa de consórcios sobre os procedimentos e não deixe de receber o que é seu por direito.

Como Funciona Um Consórcio?

Muitas pessoas se assustam com os valores dos juros dos financiamentos que os bancos oferecem para comprar uma casa própria ou mesmo um carro. Uma alternativa para fugir desses juros exorbitantes é fazer um consórcio. Basicamente o consórcio é a reunião de pessoas que tem um objetivo em comum, ou seja, todas desejam comprar um determinado bem.

Formado o grupo as pessoas começam a pagar mensalidades e esperam ser contempladas através de sorteios. Quem puder e desejar pode acelerar a contemplação através de lances. Para isso é necessário contar um valor que cubra parte do que falta pagar na sua carta de crédito.

Se o lance for aceito o consorciado poderá ter acesso a carta de crédito antes de ser sorteado. Com essa carta de crédito em mãos será possível para o consorciado efetuar a compra do bem. No caso de não poder dar um lance ou o mesmo não ser aceito será necessário que o consorciado aguarde até ser sorteado.

Pagamento em Dia

Para participar de todos os sorteios é necessário efetuar o pagamento das parcelas em dia. Por exemplo, se neste mês o consorciado efetuou o pagamento em dia participará do sorteio e poderá ser contemplado. Porém, se por uma eventualidade ele efetuar o pagamento do consórcio um dia depois do vencimento no mês que vem estará fora do sorteio e poderá perder a chance de ser o feliz contemplado.

Uma das principais vantagens do consórcio são os juros bem menores que eles oferecem, mas tem a desvantagem de ter que esperar até ser contemplado para ter acesso a sua carta de crédito ou então dar um lance.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dinheiro

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *