Finanças Pessoais Grátis

Existem vários programas e tabelas que nos ajudam a cuidar de nossas finanças pessoais e familiares na internet. Eles estão disponíveis em alguns sites de downloads, mas o mais interessante mesmo é que você crie sua própria tabela do seu jeito, assim você ira organizá-la de uma maneira fácil para seu uso, facilitando assim as anotações e controle de seu dinheiro.

Financas Pessoais

Financas Pessoais

Devo mencionar ainda o fato de que com isso só ficarão na tabela gastos que realmente você costuma ter. Um grande inconveniente de programas prontos é que em sua maioria são feitos para aderir a todos os públicos, então possuem inúmeras coisas das quais você não faz uso e assim fica mais difícil de se organizar.

 

Exemplo De uma Tabela Para Controle De Suas Finanças:

Particularmente faço uso do programa Excel para calcular minhas contas, renda, gastos, até mesmo minha ingestão calórica, e para isso não é preciso ter grande conhecimento do programa, pois é simples, e com ajuda de qualquer tutorial na internet em vinte minutos você tem sua tabela pronta e bem feita do seu jeito.

 

Financas

Financas

A Tabela Deve Conter:

-gastos fixos: esses são os gastos que não mudam de um mês para o outro, são exemplos:  condomínio, seguro, plano de saúde, escola das crianças, faculdade, aluguel e por aí vai.

-Gastos variáveis: são gastos necessários, mas que variam de mês a mês, como gasolina, comida, água, luz cartão de crédito, entre outros. Caso esteja precisando economizar, dá para se mexer em alguns deles, e uma ideia é estipular um valor máximo para cada um.

-Gastos não necessário: tudo aquilo que podemos cortar de nossa conta como: roupas, novas toalhas de mesa, televisão nova para sala, tudo que é na verdade luxo.

-Ativos: são compostos de tudo que gera lucro para uma pessoa, pertencem ao grupo dos ativos: ações, juros, casas, lojas ou terrenos de aluguel, caderneta de poupança, CDB, investimento no tesouro direto, entre outros.

-Salário: obviamente que sua renda deve entrar no balanço mensal, mas apenas o valor líquido de seu salário entra na conta (não conte os impostos, ou se preferir conte o valor bruto do salário e coloque os impostos nos gastos fixos).

 

Planejamento

Planejamento

Caso sua ideia seja enriquecer, invista em ativos, pague todos seus gastos mensais com ativos e tire parte de seu salário para economizar e ir juntando mais dinheiro, e a outra parte do salário deve servir para se divertir.

 

Relembrando que montar sua própria tabela é apenas uma ideia, se não quiser usar o Excel, você pode fazer dom método “arcaico” e montá-la em um caderno. Em caso de falta de tempo, ou até mesmo  preguiça, procure por uma na internet, existem infinitos modelos, ache uma que te satisfaça, é só procurar e começar a organizar suas finanças e até mesmo as finanças de sua família.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dinheiro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *