Equilibrando As Finanças Pessoais

Hoje em dia, equilibrar as finanças pessoais pode ser um grande desafio. De quem é a culpa? São os governos? Os mercados de ações? As grandes empresas? Nós mesmos? Provavelmente um pouco de cada um. O fato é que há muitos anos nos acostumamos a viver com mais do que realmente precisamos e descer deste padrão realmente não é fácil.

A atual crise econômica está nos fazendo reavaliar nosso modo de vida, nossas escolhas e as nossas prioridades. Os bancos não estão emprestando como se costumava, as pessoas têm dificuldades em pagar suas contas. Ela está nos fazendo repensar a forma como vemos a nossa vida e nossas finanças pessoais.

Uma alteração de valores

A longo prazo, este pode muito bem ser um evento resultante do mundo em mudança, não só quando se trata de política econômica e de outros assuntos relacionados com o desempenho, comportamento, estrutura e de tomada de decisão da economia em todo o mundo, mas também quando se trata de mudanças sociológicas, pois irá mudar a forma como a sociedade olha para o dinheiro, poupança, economia, até mesmo o governo, e muda a sua percepção, sua ação e reação. Isso já está acontecendo, o movimento maciço de cidadãos contra o mercado e os governos. 

Onde temos errado?

O dinheiro é aquela coisa que, basicamente, todo mundo quer, você apenas tem que ter. Ter dinheiro sempre foi algo que todos aspiram. Ele é a maneira de ter uma vida mais fácil, é a maneira de realizar muitos de seus sonhos. E como todos sabem, o dinheiro é sempre muito difícil de ganhar.

A maioria das pessoas trabalha toda a vida e fica apertada no final. Normalmente, a menos que você ganhou na loteria ou que você venha de uma família rica, ou ainda se você é um prodígio de verdade em algo, o dinheiro é a única coisa que parece estar fora de nosso alcance.

O fato é que, o dinheiro não deveria ser tudo o que as pessoas desejam. Quanto mais você tem, mais você precisa e no final o que você quer é uma vida mais fácil, mas, na verdade, faz você trabalhar mais e mais até que você não vive nada. Então, o dinheiro tornou-se “acessível” para muita gente, que podia atender seus desejos, a qualquer hora, em qualquer lugar. Mas, de repente, não é mais assim. O dinheiro é novamente uma “commodity de alta”, difícil para todos. 

Conseguiremos um dia acertar?

A questão que permanece é se podemos voltar. Como o dinheiro é ainda mais valioso nos dias de hoje, podemos perceber isso e mudar nosso modo de vida para se encaixar nesse conceito antigo? O antigo conceito que diz que não se pode ter tudo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dinheiro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *