Diferença Econômica Entre Capitalismo e Socialismo

Atualmente, existem dois sistemas econômicos conhecidos e muito debatidos, o capitalismo e o socialismo. Ambos já foram testados na prática e podemos dizer que o capitalismo tem se sobressaído uma vez que é o sistema dominante no mundo. Contudo, ainda existem muitas comparações que podem ser feitas entre esses dois sistemas.

A seguir vamos explicar um pouco melhor as definições de capitalismo e socialismo com enfoque nas suas diferenças. Leia e veja se você está por dentro das diferenças e qual dos sistemas acredita que é o melhor para o mundo.

Capitalismo – Definição

O sistema econômico chamado Capitalismo é aquele em que os meios de produção e distribuição pertencem a propriedade privada e tem fins lucrativos. Nesse sistema a decisão de demanda, preços, ofertas bem como distribuição e investimento não é feita pelo governo. Os lucros obtidos são divididos entre os empresários que reinvestem nas empresas e fazem o pagamento dos salários dos funcionários.

O sistema regido pelo capital é dominante no Ocidente desde que acabou o Feudalismo. Existe um reconhecimento e autenticação dos direitos individuais, o Governo existe apenas para acabar com a violência que pode ter início entre as pessoas. Na sociedade do capital o Governo tem três instâncias que são o exército, a polícia e as cortes de lei.

Entendendo o Sistema Capitalista

O capitalismo tem como principal objetivo que haja o aumento dos rendimentos. Os rendimentos em questão podem ser concentrados ou distribuídos, contudo, isso não tem relação com a essência do sistema. Ter rendimentos concentrados ou distribuídos tem muito mais a ver com as condições da sociedade do que com a lógica do sistema.

A existência do capitalismo somente é possível se existe tecnologia ou meios sociais para que seja possível o consumo e o acúmulo de capitais. Quanto mais isso é possível mais a sociedade se torna apta a produzir riquezas que é o grande cerne desse sistema.

Dentro do sistema do capitalismo como um todo existem outros tipos de capitalismo como o financeiro (ou monopolista) que se caracteriza por um sistema em que o comércio e a indústria estão sob o controle dos bancos comerciais ou de outras instituições financeiras.

As Fases do Capitalismo

O capitalismo passou por várias fases, a sua primeira fase foi chamada de capitalismo comercial e tem como principal característica o fato de ter a busca de riquezas pela burguesia e a nobreza no período da campanha de expansão marítima nos séculos XV e XVI.

Depois veio a fase do capitalismo industrial e informacional, aquele que surgiu quando as empresas evoluíram e passaram de manufatureiras para mecanizadas. Também tem o capitalismo informacional que manteve a tecnologia da informação como o grande centro da mudança de lógica que mantém o capitalismo.

Socialismo – Definição

A doutrina política e econômica conhecida como Socialismo foi criada no fim do século XVIII e tem como base a ideia de que a sociedade somente será transformada se houver uma distribuição de renda equilibrada entre as pessoas reduzindo assim a diferença entre ricos e pobres.

A primeira versão dessa doutrina sem fundo utópico e teológico foi feita por Noël Babeuf que enxergou no socialismo uma alternativa política. Outro nome de grande importância para o socialismo foi Karl Marx que acreditava que o socialismo somente seria alcançado com a realização de uma reforma social após a revolta do proletariado. Era necessário que houvesse a luta de classes para que não existissem mais classes.

Entendendo o Sistema Socialista

Basicamente no sistema socialista as propriedades particulares deviam ser de todo mundo. Existiria ainda uma divisão do trabalho que era comum bem como dos objetos de consumo de maneira a acabar com as diferenças econômicas entre as pessoas. O surgimento do pensamento socialista tem base no pensamento intelectual e numa resposta possível as condições a que os trabalhadores eram submetidos depois da Revolução Industrial.

Para Karl Marx o socialismo era uma espécie de fase intermediária que existia entre o fim do capitalismo na sociedade para a implantação do chamado comunismo. Dessa forma a proposta do socialismo era fazer grande reforma na sociedade como um todo. O comunismo por sua vez tem teor mais radical e defendia a extinção do sistema capitalista bem como a queda da burguesia.

As Faces do Socialismo

Socialismo Utópico

Dentre as diferentes correntes de pensamento socialista estão o socialismo utópico de criação dos teóricos Robert Owen, Saint-Simon e Charles Fourier. Para eles o socialismo seria instalado de maneira gradual e sem revoltas. O termo utópico tem a ver com a ideia de que não pode ser realizado.

Socialismo Científico

O chamado socialismo científico foi criado pelos teóricos Karl Marx e Friedrich Engels e tinha como sua base à análise crítica e científica do sistema capitalista. Essa teoria também é chamada de marxismo e se distancia do socialismo utópico no sentido de que não deseja criar uma sociedade ideal e sim entender as bases do capitalismo de maneira que possa dar o fim a ele.

Socialismo Real

O socialismo chamado de real é aquele realizado nos países em que o governo tem controle sobre a titularidade dos meios de produção. Durante o século XX vários países passaram pelo socialismo real como a União Soviética (Rússia), Alemanha Oriental, Cuba e China.

Contudo, existe um distanciamento entre o socialismo real e o socialismo utópico e científico. Em boa parte dos países que adotaram esse regime existiram regimes políticos autoritários e muito violentos.

A Diferença Entre Capitalismo e Socialismo

O Capitalismo tem como base a livre iniciativa de produção de bens que passa a ser de controle das empresas e não do governo. Já no socialismo o governo mantém o controle sobre os sistemas de produção na busca de torna a sociedade equiparada desde o mais rico até o mesmo pobre.

A grande diferença está nos meios de produção que no capitalismo preconizam o acumulo de bens e no socialismo tem como objetivo central atender as demandas da sociedade. O capitalismo possui como centro de seu sistema a produção e o consumo de bens. O socialismo busca fazer uma divisão de trabalho e bens.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dinheiro

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *