Dicas de Planejamento Financeiro para ter Sossego na Vida

O planejamento financeiro representa atividade que deve ser desempenhada de maneira direta. Independente de quando se começa os princípios continua sendo os mesmos. Conheça algumas dicas de planejamento financeiro e evite maiores surpresas no futuro por causa de falta de dinheiro.

01: Gastar Menos do que o Lucro

 Não importa o quanto pouco se paga, é impossível chegar à frente se gastar mais do que o salário. Muitas vezes é mais fácil de gastar menos do que ganhar mais. Um esforço de redução de custos em um pequeno número de áreas pode resultar em grandes economias. Na sociedade do consumo ficar sem consumir de forma exacerbada pode diminuir a moral de muitas pessoas. No entanto, sábios são aqueles que conseguem viver felizes com pouco dinheiro – fato que demanda esquematizações simples de planejamento financeiro.

02: Pagamento à Vista

Especialistas atestam que o pagamento a vista pode representar trinta por cento de desconto no pagamento global da compra. Bens ou serviços que custam preços altos trazem vantagens em níveis consideráveis. Quase nenhum produto disponível no mercado possui o mesmo valor cobrado entre compras à vista ou a prazo. Sendo que casos os valores esteja iguais, existem grandes chances de pechinchar o preço. Consumidores que pagam no ato estão com aa vantagem ao passo que comprados em diversas vezes ficam com desvantagem em qualquer forma de negociação, sendo que quanto maior o numero de parcelas solicitadas mas são as chances de pagar mais no montante final.

03: Fazer Investimentos

Economistas de renome na academia concordam entre si ao afirmarem que antes de fazer qualquer tipo de investimentos as pessoas precisam ter pelo menos dinheiro na conta corrente disponível para pagar as dividas básicas de seis meses. Este processo se faz necessário para que a quantia do investimento não seja retirada quando surgir primeiro problema ou imprevisto nas finanças pessoais. Quem possui menos de cinco mil reais sobrando deve investir na poupança, cuja vantagem principal, além da rentabilidade, está na ausência da taxa de administração.

Reserve entre 5% a 10% do salário para a poupança antes de você começar a pagar suas contas. Melhor ainda, tem dinheiro automaticamente descontado do seu salário e depositado em uma conta separada! Quem está contribuindo para a aposentadoria e conta poupança pode seguir para outros investimentos que demoram mais tempo para gerar lucro maior do que o gerado em curto-prazo.

04: Olho Atento ao Orçamento

Orçamentação! Como você pode saber onde seu dinheiro está indo se você não faz orçamento? Como você pode definir gastos e poupar metas se você não sabe para onde está indo seu dinheiro? Na internet existem diversos sites que ensinam lições básicas sobre fluxo de caixa que pode ser implantado em programas de computadores, caso do Microsoft Excel, ou no velho bloco de papel.

05: Atenção com a Dívida do Cartão de Crédito

Não se pode ignorar o fato de que a dívida do cartão de crédito traz a maior incidência de juros na maior parte dos países ocidentais desenvolvidos economicamente. Talvez este seja o montante devido que mais merece atenção por parte dos devedores em consequência do valor adicional que pode dobrar o valor global com poucos meses de atraso.

Dívida de cartão de crédito representa obstáculo para progredir financeiramente. Esses pequenos pedaços de plástico são fáceis de usar. Não se pode esquecer que é com dinheiro real que estamos lidando com quando o tiramos da carteira para pagar uma compra, grande ou pequena.

06: Contribuir para Plano de Aposentadoria

Quem está trabalhando com carteira assinada possui valor descontado do salário para a Previdência Social, visto que este representa um dos direito inerentes aos trabalhadores brasileiros celetistas. Existem algumas pessoas que apreciam a ideia de contratar previdências adicionais, e assim contar com duas aposentadorias quando se aposenta.

Trabalhadores informais, conhecido também como freelances, precisam pagar quinze por cento do montante recebido por mês. Podem existir descontos consideráveis conquistados no sindicato que representa a categoria profissional.

07: Benefícios Salariais

Se beneficie de todos os benefícios oferecidos pelo emprego. Contas de despesas flexíveis, seguro médico e odontológico, valem muito dinheiro! Certifique-se de que está maximizando todos os adicionais oferecidos pelo itinerário, nem que seja um pequeno desconto em alguma das parcelas da universidade própria ou feita por outros dependentes familiares.

08: Gaste do Décimo Terceiro Salário com Inteligência

Existem trabalhadores que optam por solicitar empréstimo durante o ano no sentido de pagar o montante quando receberem o décimo terceiro salário. Dentro do meio corporativo esta atividade recebe o nome de antecipação dos créditos. Se a taxa de juros da dívida for maior, esta pode representar oportunidade interessante para solicitar o empréstimo e reservar parte do décimo terceiro salário par a quitação.

Quem não possui dívidas e ao mesmo tempo quer evitar compras ou gastos altos gerados pelas viagens de férias do final de ano, que sempre são mais caras, pode pensar em fazer investimentos com riscos mínimos que pode gerar renda em médio ou longo-prazo. Somente não se pode deixar o dinheiro em excesso parado na conta corrente.

Economistas indicam que caso a quantia recebida seja menor do que cinco mil reais se faz necessário optar pela conta poupança, mesmo após as novas mudanças do governo federal na forma de investimento, que ambicionou conter os avanços dos grandes investidores no setor em detrimento de outras áreas econômicas cruciais para que o país continue demonstrando dados positivos no aspecto econômico.

09: Não Gaste Tudo!

O grande segredo para se sobressair está em nunca gastar todo o dinheiro que se ganha, nem mesmo realizar compras a crédito que ultrapassem os valores positivos presentes no fluxo de caixa. Com quantias financeiras disponíveis na conta corrente se pode comprar à vista sem ficar com as mãos amarradas aos juros. Especialistas indicam que as aquisições no ato são trinta por cento mais baratas do que a prazo.

10: CDB ou TD!

O governo modificou as regras da poupança no começo de 2012 na tentativa de aumentar os investimentos no CDB (Certificados de Depósitos Bancários) e TD (Tesouro Direto), duas modalidades que tiveram regras modificadas no sentido de se tornarem popular entre a população.

Escrito por Renato Duarte Plantier.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dinheiro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *