Como Ensinar Finanças Para as Crianças

Muitos pais se perguntam como podem ajudar os seus filhos a se tornarem adultos mais responsáveis financeiramente no futuro. Vivemos um momento em que uma grande parcela dos jovens vive à custa dos pais mesmo depois dos 20 anos. Quem tem filhos crianças pode ensinar a eles como ter mais responsabilidade com o dinheiro de maneira que quando se tornem adultos sejam mais independentes.

Saiba que existem alguns deslizes que os pais cometem na educação financeira das crianças que podem se refletir na forma como os filhos agem em relação ao dinheiro no futuro. Usar o dinheiro com sabedoria e não ser usado por ele é uma das principais lições que os pais podem ensinar.

Pais Ricos

Um dos problemas mais recorrentes diz respeito a pais que tem uma boa situação financeira hoje em dia, mas que na infância passaram por muitas dificuldades. Em geral esses pais buscam oferecer aos seus filhos o que não puderem ter quando eram crianças e assim lhes dão tudo e não os ensinam a conquistar nada.

Nesse contexto os jovens podem acabar crescendo acreditando que sempre terão tudo e que nunca precisarão se esforçar para crescer na vida. Com isso surgem os adultos que não tem controle financeiro. Esses pais não ensinam os seus filhos a gerir a sua própria vida financeira. Se as pessoas tem limites impostos desde que são crianças aprendem melhor a como cuidar da própria vida financeira.

Como Ensinar Inteligência Financeira Para Crianças e Adolescentes

Mostre Quem Está no Comando

A primeira coisa que os pais precisam entender é que os seus filhos precisam de limites e não que lhes sejam dados motivos para que se comportem. As exceções devem ser sempre evitadas, pois com o tempo elas passarão a ser regra. É interessante negociar com a criança, no entanto, não de uma maneira que ela receba tudo de mão beijada. Os limites que você impõe aos seus filhos ajuda a fazer com que eles tenham determinação para fazer as suas próprias conquistas.

Tarefas Com Dinheiro

Para ensinar a criança na prática a dar valor e a se relacionar com o dinheiro você pode começar dando tarefas para o pequeno. Uma dica é dar dinheiro na mão da criança, pedir que ela compre alguma coisa e lhe traga o troco. Isso faz com que a criança sinta que é importante, você pode começar a delegar esse tipo de tarefa para crianças de cinco ou seis anos de idade.

Ensine Para a Criança o Valor do Dinheiro (de forma literal)

A criança precisa saber qual é o valor real do dinheiro, ou seja, que uma nota de R$ 5,00 vale 5 vezes uma moeda de R$ 1,00. Você pode ensinar isso mostrando as notas e moedas e o que se pode comprar com elas ou mesmo fazendo cartazes e tabelas. Além disso, ensine para a criança quanto tempo é necessário para ganhar cada uma das notas e moeda para que ela entenda a relação de esforço e dinheiro. Isso pode começar a ser feito a partir dos 5 anos de idade.

Jogos

Dinheiro tem muito a ver com regras e normas que devemos seguir, uma forma de ensinar isso aos seus filhos é através do hábito de jogar jogos de tabuleiro ou de perguntas e respostas. Os filhos aprendem mais quando os pais jogam junto porque estão dando o exemplo. Passe um tempo com o seu filho e leia as regras com ele para que ele entenda porque deve respeitar determinadas regras. O mais importante é ensinar que todo mundo ganha e perde na vida. Não deixe seus filhos ganharem, pois isso não é saudável. 

Trabalhando em Equipe

As atividades em família são sempre uma grande oportunidade para que todo mundo colabore, opine e participe. Uma forma de fazer isso é garantir que todos trabalhem em conjunto para realizar o almoço de domingo ou mesmo no serviço da casa. Com isso a criança aprende a ter mais responsabilidade e também aprende que pode fazer as coisas sozinha.

Você pode delegar algumas tarefas domésticas para as crianças para que elas tenham responsabilidades. Elogie quando o trabalho estiver bem feito, mas critique quando não estiver bom. Assim a criança aprende com os seus erros e pode corrigir o que não está bom.

Mesada Que Ensina

A mesada pode ser um instrumento para ensinar as crianças a administrar o seu orçamento bem como ensiná-las a fazer um planejamento financeiro. A dica dos especialistas é que a mesada comece a ser dada a partir os dez anos de idade e que a quantia seja definida com base nos gastos que a criança tem em seu dia a dia.

Pode ser interessante começar a dar dinheiro semanalmente para o seu filho, pois para uma criança uma semana é um grande período de tempo. Em seguida transforme a semanada numa quinzenada para que a criança passe a ter que fazer o dinheiro durar mais tempo tendo mais noção do valor do dinheiro. Por fim você pode passar a dar uma mesada.

Nada de Reposição

Se o dinheiro que você deu ao seu filho acabar antes da hora de dar mais não reponha. Pense que hoje é você quem repõe o dinheiro sem cobrar nada, mas amanhã a reposição será do banco na forma de empréstimos com juros. Basicamente os pais devem ensinar que se o dinheiro acabou resta aos filhos apenas pensar em como driblar o problema até o momento de receber mais.

Lista de Pedidos ao Papai Noel

Sabe quando o natal se aproxima e os seus filhos correm para fazer a lista do que desejam ganhar do Papai Noel ou mesmo de aniversário? Esse momento é muito bom para ensinar lições bem valiosas para as crianças como, por exemplo, que ela não irá ganhar tudo o que quiser na vida, ou seja, precisará saber pedir dentro da quantia de presentes que os pais podem arcar e o que está presente na lista.

Outra lição é ensinar os seus filhos a criar expectativa a respeito do que irão receber do Papai Noel. Aproveite o espírito de natal e ajude os seus filhos a desenvolver a sua generosidade seja através de uma limpeza geral nos brinquedos doando aqueles que estão em bom estado, mas que a criança não irá usar mais ou então acrescentar mais um presente a lista que consista em atender ao desejo de uma criança carente (pegue uma das cartas enviadas ao correio, por exemplo). 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dinheiro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • gostei do blog

    Juraci 6 de abril de 2015 23:05

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *