Como Economizar no Dia a Dia?

Contas com o supermercado. Escola dos filhos. Seguro do automóvel. Prestação da casa própria. Convênio médico. Enfim, no mundo atual é necessário ter cuidado para que as finanças não sejam corroídas em consequência do excesso de dívida oriundas do planejamento feito com baixa qualidade. Quando os gastos do dia a dia são feitos com maior cautela e olhar ao orçamento existem maiores chances da conta corrente ficar positiva ao final do mês.

Os preços dos alimentos e serviços básicos estão ficando cada vez mais caros. Alguns críticos sentem arrepios quando ouvem falar que o salário mínimo brasileiro está aumentando, culminando de forma fatal com aumento, por vezes, desproporcional ao reajuste dos preços dos produtos. Confira algumas dicas sobre economia diária.

Contas Domésticas

Luz, água, telefone, TV a cabo, enfim, existem inúmeros serviços que algumas vezes podem ser economizados ou até mesmo dispensados. Economizar energia auxilia o bolso dos consumidores e economia nos trabalhos feitos pelas usinas hidrelétricas, auxiliando na diminuição da degradação do meio ambiente.

Muitas pessoas, mesmo precisando economizar, contam com pacotes completos de TV a cabo. Diminua o número de canais disponíveis, pelo menos até a conta corrente estar com maior reserva financeira. Consumidores se espantam com a diminuição nas contas proporcionada pelas negociações feitas via telefone, com a central de atendimento das operadoras dos serviços, que fazem de tudo para não perderem os fregueses.

Cuidados com o Cartão de Crédito

No Brasil da atualidade, é muito fácil conquistar crédito. Porém, quem não consegue se controlar pode ter que pagar altas taxas de juros no final das contas. Dívidas, como as do cartão de crédito, simplesmente dobram o montante final quando sanadas em atraso. Neste sentido, gaste apenas quanto você pode pagar, não deixe nenhum centavo na dívida do crédito.

Os cartões de crédito podem ser ótimos no intuito para organizar as compras. Porém, não é vantajoso quando está nas mãos de pessoas consumistas sem controle. Especialistas apontam que o maior atrativo ao mesmo tempo corresponde na própria armadilha. As facilidades do cartão de crédito resultam na cobrança da maior taxa de juros cobradas, não somente no Brasil, como também em todo o mundo.

Perigo! Gastos nas Férias!

Os gastos das férias também são conhecidos por serem pesados quando realizados sem precaução. Viagens internacionais pagas no parcelamento do cartão podem culminar em prejuízos adicionais por longos meses. Cada parcela traz cobranças com dólares cotados nos meses das cobranças e não na data da efetiva compra, ou seja, se o dólar aumentar, a despesa contraída também aumenta e ultrapassa os valores idealizados no planejamento feito antes da viagem.

Fechem as Torneiras!

Além de ser medida ideal para colaborar com o problema de falta de água no mundo, também é bastante rentável pela economia proporcionada ao final do mês. Instale tampas em piscinas e verifique se há vazamentos em torno de suas bombas; Monitore a conta que demonstra uso excepcionalmente alto. Medidor de água representa ferramenta que pode ajudar a descobrir se existe alguma parte da casa vazando.

Verificar torneiras externas, aspersores e mangueiras com relação aos vazamentos. Se você tiver um dispositivo automático de recarga, fique com os olhos atentos à piscina periodicamente. Reduza o tempo do banho por um minuto ou dois e economize até cento e cinquenta litros de água por mês.

Atualize os banheiros antigos com modelos eficientes de distribuição de água, sistemas antigos demandam de muita água. Instalar sensor de chuva com controlador de irrigação para que o sistema não seja executado quando está chovendo. Use irrigação por gotejamento para arbustos e árvores. Adapte sua casa, seja sustentável e ao mesmo tempo poupador.

Organize os Gastos Diários!

Organizar as finanças pessoais representa o primeiro passo para acabar diminuir os gastos diários. Indispensável utilizar planilhas que especificam, em detalhes. Os gastos supérfluos podem representar boa parte das dívidas contraídas diariamente. Assim como acontece nas empresas, residências devem ter planejamento de gastos sobre os produtos que entram em casa. Esta lista deve ter os produtos que o consumidor realmente vai consumir, evitando compras adicionais que, em excesso, prejudicam bastante o orçamento.

Supermercado

Para muitas famílias, os gastos com supermercado consomem parte considerável do orçamento. Existe diferença entre fazer compras de forma mensal, semanal e diária. Quem recebe salário mensal tem maior economia fazendo as compras mensais de uma vez. Os gastos diários com produtos em hipermercados são contraindicados.

No entanto, quem reside sozinho pode conquistar maior economiza gastando diariamente com as principais refeições do dia. Isso acontece porque grande parte dos produtos comprados no supermercado corre riscos significativos de passar da validade.

Outra dica que pode auxiliar de economia financeira diária está na substituição de grandes marcas por selos que estão começando agora no mercado. A variação de preços, algumas vezes, pode ultrapassar cem por cento. Dica relacionada não somente aos alimentos, como também para os outros produtos, como os de limpeza doméstica ou higiene pessoal.

A pesquisa de preços também precisa ser levada em conta por quem quer economizar diariamente. Pelo menos a cada três meses, é necessário fazer compras em outros supermercados para saber se está pagando preço maior ou menor do que a média.

Mercearias e Contas do Mês

As mercearias trazem preços superiores do que nos supermercados. Porém, a tentação de comprar alimentos adicionais é menor, sendo que muitos comerciantes de bairro que conhecem os consumidores permitem que sejam abertas contas somente pagas no final do mês, sem incidência de juros. Ótimas escolhas para a compra diária de alimentos.

A melhor forma de pagamento em supermercado está na compra à vista. Alguns economistas apontam que pode haver economia de até trinta por cento. Dinheiro que pode ser investido em outras aquisições, ou mesmo, economizado e investido. Neste sentido, comprar aos poucos e de maneira quase diária pode ser vantajoso, desde que o pagamento aconteça no ato.

Se alimente antes de ir ao supermercado. Quem vai sem fome ao supermercado tem menos chances de cair em tentações que não estavam previstas no orçamento planejado às compras. Ir com fome pode simbolizar alto risco, inclusive, para gastos com alimentos prontos vendidos nas lanchonetes que existem dentro dos comércios.

Por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dinheiro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *