Credito Para Empresas

Iniciar um novo negócio é sempre uma estrada de duas vias: por um lado, há todo o desejo e entusiasmo de encarar essa corajosa etapa na vida profissional; por outro, os entraves burocráticos, fiscais e financeiros. Olhando apenas por um lado, muita gente desiste pela simples falta de estrutura econômica. Isso nos leva para uma revelação bastante atual: os novos empreendedores estão cada vez mais tendo ideias que se perdem no caminho por falta de um capital inicial. E não é só para os iniciantes que falta dinheiro.

Empreendimentos

O mercado está cheio de empreendimentos “estacionados” no tempo pela falta de capital de investimento. Com isso a empresa perde, o consumidor perde e, acima de tudo, a economia também sai no prejuízo. Nesses casos, a melhor solução é partir para um financiamento próprio para pessoa jurídica. Para micro e pequenas empresas, conseguir o crédito através de instituições bancárias depende muito do projeto. A rede credenciada do BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento – cria oportunidades de financiamento através do apoio ao pequeno empreendedor.

Qual é o Melhor Caminho?

A primeira medida é desenvolver um plano de negócios, constando planejamento e execução para que a instituição possa avaliar a possibilidade a partir da projeção do retorno que a empresa terá. Aqui entra o SEBRAE, que oferece uma série de cursos e toda a estrutura de apoio necessária ao micro e pequeno empresário para a realização do seu projeto. O próximo passo é colocar o plano de negócios para análise da instituição, que analisa cada caso sob diferentes critérios para que o financiamento se adeque às necessidades específicas de cada empresa. As vantagens em financiar através dos programas especiais do BNDES são as condições e prazos, com limites de até 36 meses para o refinanciamento, além de disponibilizar uma série de serviços de investimento, como o Programa Especial de Crédito, Seguridades, Projeto de Inovação e outros. Bancos como a Caixa Federal, o Itaú, o Bradesco, entre outros, também oferecem planos de investimento inicial ou para capital de giro. No caso da Caixa, o prazo do financiamento é de 48 meses após seis meses de carência e a linha de crédito pode ser de até R$ 400 mil.

Credito Para Empresas

Credito Para Empresas

Período Favorável

Especialistas garantem que, atualmente, conseguir financiamento para micro e pequena empresa está mais fácil do que alguns anos atrás. E o interesse em oferecer essa facilitação não é sem propósitos. Hoje, as micro e pequenas empresas brasileiras representam mais de 90% da totalidade de empreendimentos registrados no país, traduzindo num estímulo significativo à economia nacional se houver investimento. Outra razão é reduzir os índices de fechamentos prematuros dessas empresas nesse período pós-crise econômica, estimulando-as para que continuem a movimentar o mercado de trabalho, pelo qual são responsáveis em mais de 60% das contratações.

Um dos grandes entraves para a maioria das empresas constituídas e em funcionamento no Brasil sempre foi a obtenção de crédito, geralmente escasso, com altas taxas de juros e de difícil acesso.

Particularmente as micro e pequenas empresas sempre tiveram uma maior dificuldade de obtenção de linhas de crédito, especialmente nos períodos passados de maior instabilidade financeira e na época da ciranda financeira, de inflação descontrolada e incertezas mundiais.

Um dos principais empecilhos na obtenção de crédito para as empresas, segundo as próprias instituições financeiras, é a falta de garantias reais, registro em órgãos de proteção ao crédito e, principalmente, a falta de um bom e detalhado Plano de Negócios.

O Plano de Negócios é fundamental não só para a obtenção de linhas de crédito mais facilitadas, mas também uma ferramenta importante para os micro e pequenos empresários definirem as metas e objetivos da empresa a curto e médio prazos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Crédito

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • preciso financiar um veiculo utilitario com restriçao e possivel

    wagner 29 de março de 2011 16:30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *