Crédito Associativo

O crédito associativo é uma linha de crédito destinada a construção, sendo obrigatório que ao menos uma parte da obra seja posteriormente vendida. O programa é feito pela Caixa Econômica federal (CEF), o único banco majoritariamente estatal do país, e dá crédito para pessoas físicas ou jurídicas.

As primeiras só podem participar do programa caso queiram adquirir casas, apertamentos ou lotes quando estiverem agrupadas em condomínio, sindicato, associações, cooperativas, entre outros grupos sociais.

Credito

Pessoas jurídicas têm direito ao crédito associativo se forem denominadas como entidades organizadoras. Ou seja, que tem como diretriz a produção habitacional. A maioria dos bancos exige que ao menos 70% da obra de um condomínio, por exemplo, seja vendida.

Para participar do programa, a pessoa física tem que ter renda bruta familiar de no máximo 3900 reais ou 5400 reais, no casso de imóveis localizados em capitais ou região metropolitana e cidades com mais de 250 mil habitantes. Segundo a Caixa, o teto de renda máxima aumenta nessas cidades porque o custo de vida é mais elevado. Com o crédito é permitido construir em terreno próprio, comprar o terreno e construir ou comprar o terreno e produzir um lote urbanizado.

É necessário provar alguns pontos para garantir a assinatura do contrato, principalmente no caso de pessoas jurídicas. Entre tais requisitos estão a qualidade técnica da engenharia que será responsável pelo projeto, a comprovação de licença ambiental para trabalhar no espaço pretendido, a inexistência de restrição de crédito (nome sujo) do responsável nos cadastros de proteção ao crédito e a inexistência de débito junto ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) do tomador do crédito.

Imovel

Algumas medidas de prevenção ambiental, assunto de extrema importância nos dias de hoje, também são exigidas pelos bancos. Entre elas estão aproveitar apenas de modo passivo as riquezas naturais da região a ser construída, a redução ao máximo possível dos impactos ao ambiente, gerir corretamente a água e a luz gastas durante a obra, uso controlado dos materiais de construção,. O plantio de árvores deve ser feito e incentivado para a continuidade, assim como a coleta seletiva do lixo produzido.

Não existe um número absoluto que possa ser cravado como limite de empréstimo do crédito associativo. Geralmente é avaliada a necessidade do tomador, assim como a renda e a quantia de FGTS e saldo em poupança que possua.

Construção

Os juros para construção ou para adquirir imóvel via crédito associativo variam de acordo com a renda do tomador. Para quem recebe até 3 mil reais por mês os juros são de 5% ao ano, quem ganha mais paga 6%.

Os imóveis vinculados ao programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida” também podem ser financiados no crédito associativo e a taxa de juros ao ano é semelhante a das outras habitações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>