Taxa de Cãmbio Flutuante

Taxa

Uma taxa de câmbio é simplesmente o preço de uma moeda em comparação à outra. O processo pelo qual o preço é determinado depende do mecanismo de taxas de câmbio que foi adotado. Em um sistema de taxa flutuante, a taxa de câmbio é determinada diretamente pelas forças de mercado, e é susceptível de flutuar continuamente, como ditado pela evolução das condições de mercado. No sistema de taxa fixa ou gerida, as autoridades tentam regular a taxa de câmbio, em algum nível que eles consideram apropriado. Esse sistema, muitas vezes parece atraente para aqueles que estão preocupados com as incertezas do presente. Mas a escolha do regime cambial envolve considerações que ultrapassam a estabilidade ou instabilidade dos preços da moeda. Isso ficará mais claro após uma análise de alguns fundamentos do mercado de câmbio.

Dolar

Economia do Mercado de Câmbio

Em um regime de câmbio flutuante o preço do dólar, como qualquer outro preço de mercado determinado, depende das forças relevantes da oferta e da procura. Mas quais são as forças relevantes da oferta e da procura no mercado de câmbio? Para tentar responder a essa pergunta, vamos considerar, por exemplo, os fatores que determinam a relação entre o dólar australiano e o iene japonês. Os japoneses exigem dólares para pagar suas importações de bens e serviços da Austrália e para financiar todo o investimento que desejem empreender no país. Suponha que obter esses dólares no mercado cambial através do fornecimento (venda) de ienes em troca. Portanto, a demanda japonesa por dólares (espelhado através do fornecimento de ienes) é determinada pelas exportações para o Japão e o fluxo de capitais daquele país.

Taxa de Cãmbio Flutuante

Do outro lado do mercado, a demanda por dólares australianos é determinada pela necessidade de pagar por importações provenientes do Japão, e para qualquer investimento de capital que nós empreendemos aqui. Então se compra os ienes, fornecidos em troca de dólares australianos. Assim, a oferta de dólares (espelhado pela demanda de ienes) é determinada pelas importações do Japão e da nossa saída de capital para o país.

Euro

Em Resumo

a demanda por dólares australianos reflete o comportamento das nossas exportações e das entradas de capital, enquanto a oferta de dólares reflete o comportamento das nossas importações e saída de capitais. Em outras palavras, as transações no mercado de câmbio eco do comércio internacional e operações financeiras que estão resumidas na balança de pagamentos. Dentro do balanço de pagamentos, a relação entre as exportações e as importações de bens e serviços é capturado pelo saldo da conta corrente, enquanto a relação entre o fluxo de capitais e fuga de capitais é capturado pelo saldo da conta capital. As atividades de especuladores de divisas internacionais afetam diretamente a taxa de câmbio através do seu impacto sobre os fluxos de capital.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Câmbio

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *