Índices da Bolsa

O IBOVESPA (Índice da Bolsa de Valores do Estado de São Paulo) representa a maior bolsa de valores do Brasil. Medida por pontos, possui os papéis das maiores empresas atuantes em solos nacionais. Foi criado em 1968 e desde a sua implantação a metodologia não sofreu modificações consideráveis. Conheça a metodologia dos índices da BOVESPA.

Metodologia: Como é medida por pontos, não representa valores monetários. Na prática, os índices são usados para representar a média dos preços de forma geral. Percentuais são calculados com base nas pontuações estipuladas no dia anterior.

Indices da Bolsa

Indices da Bolsa

Partindo de pressupostos teóricos, os valores possuem como base cem pontos. As divisões dos proventos (retorno financeiro dos investimentos) também estão representadas no índice em si. Fatores internos e externos de empresas e fábricas, ou mesmo fenômenos climáticos, como no caso das commodities, podem causar variação.

A credibilidade faz parte da metodologia do IBOVESPA. Atualmente possui estrutura de fácil acompanhamento, mesmo aos que nunca fizeram cursos de economia ou investimento em bolsa de valores. Com conexão na internet considerada simples, é possível acompanhar as movimentações dos papéis.

Indices da Bolsa

Indices da Bolsa

Formas atuais de divulgação

A divulgação ocorre em tempo real, levada em conta a partir das últimas negociações existentes no mercado à vista (lote-padrão). São dados disponibilizados com clareza com métodos simplificados de cálculos. O nível cristalino é demandado por causa da representatividade que a BOVESPA possui do cenário econômico nacional. O mercado futuro líquido está entre os maiores do mundo em níveis contratuais.

Tem incumbência de chegar próximo da realidade dos legítimos comportamentos mercadológicos. Na capitalização acontecem preenchimentos de cerca de setenta por cento dos grupos empresariais que emitem ações na carteira teórica, enquanto em termos de liquidez, simboliza pelo menos 80% dos montantes financeiros.

Outros índices: IDIV (Índice de Dividendos), IVBX-2 (Índice Valor BM&FBOVESPA), IBr-X (Índice Brasil), IBrX-50 (Índice Brasil 50), IBrA (Índice Brasil Amplo), MLCX (Índice Mid-Large Cap) e SMLL (Índice Small Cap).

Dow Jones: Principal índice de Nova Iorque.

Indices da Bolsa

Indices da Bolsa

NASDAQ: Bolsa eletrônica que possui incumbência de negociar títulos das empresas de informática e tecnologia nos Estados Unidos.

O que é bolsa de valores? Sistema no qual meios produtivos conseguem capitalizar com financiamentos enviados via emissão de títulos. Poupadores ambicionam adquirir rentabilidade. Há inclusive os investidores que ambicionam ganhar capital ou negociar títulos adquiridos.

Como chegar à bolsa de valores? Para chegar ao mercado acionário os investidores precisam procurar corretoras ou instituições financeiras que estejam cadastradas no BC (Banco Central do Brasil). Depois de conquistar a entrada é necessário escolher três formas básicas para iniciar as operações:

Clubes de investimento, fundos de ações ou operações diretas. As operações financeiras acarretam IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Quem deseja saber de forma específica as variações, precisa investigar especificamente dentro do sistema. As ações mais cotadas geram alto estresse no mercado.

Por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bolsas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *