As Bolsas Mais Importantes do Mundo

Muitas pessoas possuem recursos financeiros disponíveis para investir em algum tipo de negocio que apresente um bom retorno financeiro, no entanto nem todo mundo tem interesse em abrir uma empresa e muitas pessoas não tem o dom ou o conhecimento necessário para administrar uma empresa de forma que obtenha lucros e rendimentos com o dinheiro aplicado.

Por isso, existem diversas formas da pessoa aplicar o seu dinheiro disponível em busca de conquistar um rendimento e multiplicar o seu dinheiro, e entre as possibilidades está a aplicação de recursos financeiros na bolsa de valores.

A bolsa de valores, que também é chamada de mercado de capitais, é uma espécie de local organizado onde são negociadas as ações (parte do capital social) de empresas (publicas e privadas), e hoje em dia com a globalização do mundo, as informações são difundidas facilmente em todos os lugares, e as negociações que acontecem na bolsa de valores dos Estados Unidos acabam influenciando na Ásia e no Brasil.

Como Funciona a Bolsa de Valores

A bolsa de valores agrupa uma serie de grandes empresas que disponibilizam as suas ações para ser vendida no mercado, essa venda de ações funciona como uma forma de captação de recursos para ampliar a capacidade financeira da empresa para que a atividade continue a aumentar a sua produção e gerar mais lucros.

A captação de recursos financeiros por parte das empresas nas bolsas de valores acaba sendo uma espécie de fomento e incentivo para a economia, pois com a injeção desse dinheiro as empresas conseguem gerar empregos, aumentar a produção e fazer com que a economia continue forte e produtiva.

A ação pode ser considerada como a menor parte de uma empresa, pois ela é a menor fração representativa do capital social de uma pessoa jurídica, que é registrada como capital aberto. Normalmente as sociedades de capital aberto, são registradas como sociedades anônimas (apenas esse tipo de sociedade pode vender suas ações na bolsa de valores – normalmente se caracterizam por serem grandes empresas). No Brasil, esse tipo de sociedade tem uma série de exigências legais a serem cumpridas para poderem vender as suas ações na bolsa de valores.

As pessoas que investem nas empresas através da aquisição de ações acabam se tornando um sócio desta empresa, apesar de deter apenas uma pequena parte do capital. Os investimentos em ações funcionam de acordo com o interesse do investidor, pois ele pode adquirir ações que dão direito a voto (gerencia na empresa) ou a recebimento de lucros e dividendos. 

As Principais Bolsas de Valores Existentes

Segue abaixo uma relação das principais bolsas de valores existentes no mundo atualmente:

  • North American Securities Dealers Automated Quotation System (NASDAQ) (Estados Unidos)
  • New York Stock Exchange (NYSE) (Estados Unidos)
  • London Stock Exchange (LSE) (Reino Unido)
  • Frankfurter Wertpapierbörse (Frankfurt Stock Exchange) (FWB) (Alemanha)
  • Euronext Paris (CAC) (França)
  • Hong Kong Exchanges and Clearing (HKEx) (China)
  • Shangai Stock Exchange (SSE) (China)
  • Bombay Stock Exchange Limited (BSE) (Índia)
  • Bolsa de Valores de Tóquio (TSE) (Japão)
  • Bolsa Mexicana de Valores (México)
  • Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBOVESPA) (Brasil)
  • Bolsa de Valores da Argentina (Merval) (Argentina)

A Importância da Bolsa de Valores

As bolsas de valores espalhadas por todo o mundo possuem grande importância na economia do planeta, tanto que quando as negociações nas bolsas estão em baixa, elas acabam influenciando diversos setores da economia, não apenas o mercado mobiliário.

O mercado de ações (bolsa de valores) está intimamente ligado a situação econômica, tanto que a bolsa de valores consegue gerar prognósticos das taxas de crescimento econômico, de crescimento do capital, de variação da produtividade e a própria renda per capita de um país.

Entre as contribuições dadas pelas bolsas de valores estão:

a)      A bolsa de valores procure maximizar o retorno financeiro dos investidores, buscando que sejam feitas aplicações financeiras eficientes, de forma que incentiva o crescimento da economia;

b)     Oferece uma grande variedade de possibilidades de investimentos para as pessoas que dispõe de recursos financeiros, de forma que as empresas captem recursos para crescerem;

c)      Ao captar recursos para ser aplicada nas empresas, a bolsa de valores incentiva a formação de poupança e acaba gerando crescimento e desenvolvimento econômico;

d)     A bolsa de valores contribui com o crescimento da produtividade e da própria economia;

e)      Gera informações e demonstrativos financeiros de maior qualidade, o que acaba influenciando toda a atividade empresarial e econômica;

f)       A bolsa de valores reflete a opinião dos agentes econômicos sobre o contexto econômico atual, por isso é importante verificar o andamento da bolsa para definir investimentos e outras ações financeiras;

As bolsas de valores acabam exercendo um papel importante na economia mundial, e por isso elas acabam tendo influencia tanto no desenvolvimento econômico quanto produtivo de um país, pois elas acabam demonstrando qual o pensamento das pessoas que tem a posse dos recursos financeiros para financiarem o desenvolvimento da economia.

A importância e influencia de cada bolsa de valores pode ser medida conforme a quantidade de negócios que cada uma engloba. 

Por isso, podemos dividir as bolsas de valores em 03 (três) grupos, conforme a importância delas e a movimentação financeira que cada uma possui e representa para o mercado de ações mundial:

a)      As Bolsas de valores mais influentes e importantes do mundo são: a Bolsa de Nova Iorque (com o uso dos índices Down Jones e Nasdaq) e a Bolsa de Londres (com o uso do índice FTSE);

b)     O segundo grupo de bolsas de valores engloba uma serie de mercados que servem como parâmetros da economia mundial, mas não tem o mesmo volume de negócios que as bolsas de valores citadas no grupo A. entre essas bolsas de valores estão: a bolsa de Paris, a bolsa de Frankfurt, a bolsa de Madrid, a bolsa de Tóquio, a bolsa de Seul, a bolsa de Xangai, a bolsa de Hong Kong, a bolsa de São Paulo (Bovespa), a bolsa da Cidade do México e a bolsa de Buenos Aires; 

c)      No terceiro grupo, se encontram as demais bolsas de valores que não apresentam grande importância no mercado financeiro mundial, devido ao numero de negócios não envolverem parcelas financeiras tão significativas;

A bolsa de valores de Nova Iorque é o principal mercado de ações que existe no mundo. Ela funciona na famosa Wall Street, sendo a primeira colocada na negociação de ações e acaba direcionando todos os outros índices de bolsas de valores existentes no mundo. A bolsa de valores de Nova Iorque é considerada como a grande vitrine mundial de empresas, e as demais bolsas de valores acabam se tornando irrelevantes devido ao montante de informações e negociações que são realizadas diariamente.

A segunda maior bolsa de valores do mundo é a de Londres, no entanto, essa bolsa de valores não consegue atingir metade dos valores negociados na bolsa de Nova Iorque. A bolsa de valores de Tóquio chegou a se tornar o segundo maior mercado de ações do planeta, no entanto, devido as inúmeras crises financeiras ela não conseguiu se firmar em tal posição. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bolsas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *