Poupança Acumulada

Poupança, também chamada de Caderneta de Poupança, é uma modalidade de investimento financeiro amplamente popular no Brasil. Por conta da facilidade de aplicação e do baixo risco envolvido, a Poupança possui um elevado número de investidores, sendo utilizada principalmente por quem não possui grandes quantias em dinheiro.

Até um volume acumulado de 70 mil reais, a Poupança está protegida pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), assim como os CDB’s. Somado a isso, ainda há a isenção de Imposto de Renda no resgate e a liquidez diária, ou seja, o dinheiro aplicado pode ser retirado da conta a qualquer momento. A Caixa Econômica Federal é a instituição de maior representação perante esses investimentos.

Rentabilidade Acumulada

A rentabilidade da Poupança, até a data de 4 de maio de 2012, era calculada apenas pela taxa de juros de 0,5% ao mês, acrescida da TR (Taxa Referencial). Ao final de um ano, a rentabilidade garantida era de pelo menos 6%, desconsiderando a inflação.

Dentro do cenário atual de fortes quedas das taxas de juros, o Governo Federal estipulou uma nova forma de cálculo. Agora, sempre que a taxa indicadora dos juros básicos, a SELIC, estiver igual ou inferior a 8,5%, a rentabildiade será obtida através de 70% da SELIC mais a TR (Taxa Referencial). A taxa SELIC é calculada a cada 45 dias pelo COPOM (Comitê de Política Monetária) do BC. Vale lembrar que quando a taxa estiver superior a 8,5%, permanece o sistema de rentabilidade tradicional.

Essa medida foi tomada para possibilitar que o Banco Central continue abaixando as taxas de juros. Isso porque, caso contrário, as modalidades de investimento atreladas aos Bancos e ao Tesouro Direto precisariam elevar suas ofertas de juros para continuarem a oferecer opções rentáveis aos seus investidores, o que gera o aumento das taxas básicas. Assim, o Governo Federal consegue fazer com que a taxa recue para um patamar mais compatível com o de países desenvolvidos até o fim do mandato da presidente Dilma, em 2014. 

Voltando ao cálculo da poupança, obter a porcentagem de rentabilidade após anos acumulados é bem simples, basta que multipliquemos todos os valores de cada ano. Como exemplo, faremos um cálculo de três anos. Suponhamos então que obtivemos 4% no primeiro ano, 6% no segundo e 5% no terceiro. Já que essas porcentagens são lucros anuais, multiplicaremos então os seguintes valores, onde:

1 = Dinheiro aplicado

0,04 / 0,06 / 0,05 = Porcentagens de lucro

R = Rentabilidade

(1 + 0,04) x (1 + 0,06) x (1 + 0,05) = R

(1,04) x (1,06) x (1,05) = 1,15752

Dessa forma, podemos concluir que a rentabilidade acumulada em três anos foi de 15,75%. É feita uma multiplicação por conta dos juros serem compostos, já que o dinheiro é sempre reinvestido ao longo do período. Se o dinheiro fosse sacado no final de cada ano, por exemplo, o resultado seria obtido apenas através da soma das porcentagens anuais. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Banco

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *