Dicas Para Evitar Ser Alvo de Fraudes Bancárias

Muitas pessoas já foram alvo de fraudes bancárias e até hoje não entendem o que fizeram de errado para passarem por esse problema. Como é cada vez mais difícil fugir dos falsários está sendo realizado um movimento contrário, ou seja, estão pedindo conselhos para ex-falsários regenerados para descobrir como evitar problemas.

Um dos nomes mais ‘célebres’ dentre esses conselheiros é Frank Abagnale Jr que ganhou até mesmo uma cinebiografia na qual foi interpretado pelo ator Leonardo Di Caprio. No longa “Prenda-me se for capaz”, dirigido por Steven Spielberg, o policial que finalmente coloca as mãos no falsário é interpretado por Tom Hanks.

O filme é baseado na vida desse que é um dos maiores fraudadores dos Estados Unidos e talvez do mundo. No longa podemos acompanhar várias histórias de pequenas e grandes fraudes promovidas pelo falsário. Hoje em dia o Abagnale Jr trabalha dando conselhos a respeito de segurança e deu algumas dicas de como evitar se tornar alvo de fraudes.

Experiência de Falsário

Já faz mais de 30 anos que Abagnale Jr trabalha junto com o FBI (Federal Bureau of Investigation) desmascarando criminosos e fraudadores. Ele já atuou de forma bastante significativa em casos importantes como Enron, Madoff, entre outros. Na sua ‘carreira’ no crime o falsário já enganou muitas pessoas.

Os pais deles se separaram e com apenas 16 anos de idade ele saiu de casa. Por um período de cinco anos ele fingiu ser piloto de avião, advogado, professor universitário e até pediatra. Em todos esses anos o fraudador embolsou mais de US$ 2,5 milhões em cheques falsificados.

Quando tinha 21 anos ele foi pego pela polícia da França, mas ficou preso apenas cinco anos e sua liberdade foi concedida com a condição de que passasse a usar a sua experiência para colaborar com as investigações de fraude, porém, sem receber nenhuma remuneração.

Seis Dicas Para Não Ser Alvo de Fraudes Bancárias

Triture Para se Preservar

Um dos principais conselhos do falsificador é ter um triturador e destruir todo e qualquer tipo de documento que tenha o seu nome ou quaisquer informações. Mesmo que seja algo que você acredite que não tenha nenhum valor como um envelope de uma carta, por exemplo. Sendo assim se for algo que tenha o seu nome, endereço ou outras informações a seu respeito destrua.

Monitore os Serviços do seu Cartão

Atualmente, é ainda mais fácil monitorar as atividades do seu cartão de crédito, tem serviços que permitem receber avisos por SMS quando o cartão é utilizado, por exemplo. Com isso você saberá sempre que o seu cartão for utilizado e se receber o aviso de uma transação que não foi feita por você poderá agir mais rapidamente para evitar maiores problemas.

Fuja dos Cheques

O cheque é um documento que pode ser usado para vários fins, então evite usar cheques para fazer pagamentos. Pense da seguinte forma no cheque aquele que recebe a folha tem informações como o seu nome, os números de seus documentos, dados bancários como sua agência e número de conta além da sua assinatura.

Com essas informações é possível fazer inúmeras falsificações, pense bem para quem você dá os seus cheques. Jamais deixe folhas assinadas nos talões e mantenha o controle de quantas tem no bloco para perceber com facilidade se alguma delas for removida.

Cuidado Com o Cartão de Débito

O cartão de débito quando passado para pagar uma conta abre acesso do estabelecimento a sua conta. Sendo assim evite tanto quanto possível utilizá-lo e de preferência se for usá-lo escolha estabelecimentos que sejam de confiança. Tem estabelecimentos que usam truques para clonar o seu cartão e assim tem a oportunidade de roubar o seu dinheiro.

Internet

Uma das principais formas que os bandidos têm de cometer fraudes bancárias é através da internet. Você não precisa deixar de comprar através da internet a dica é realizar o pagamento sempre por boleto bancário ou pelo cartão de crédito, pois se os falsários roubarem o dinheiro da empresa de crédito você ainda pode pedir estorno. Além disso, essas empresas têm a obrigação de zelar pela sua segurança.

Olho no Que Você Posta

As redes sociais se tornaram uma verdadeira febre e Abagnale alerta que elas podem ser uma porta de entrada dos fraudadores para a sua vida. Não poste fotos frontais em páginas como do Facebook já que os softwares de detecção de face estão cada vez mais desenvolvidos e podem levar os bandidos para a sua página pessoal em seis segundos ou menos. ‘Visitando’ o seu perfil nas redes sociais os bandidos têm como saber mais sobre os seus gostos, em que lojas você gosta de comprar, quem são seus amigos e outros dados que podem gerar diversos tipos de fraudes.

Não Forneça Seus Dados

Tudo o que os bandidos desejam é alguém que fornece vários dados pessoais, sendo assim não complete o seu perfil no Facebook ou em outros sites. Informações como sua data de nascimento, por exemplo, podem ser usadas pelos bandidos para várias fraudes.

Hoje em dia está muito mais fácil cometer esse tipo de crime porque as pessoas mesmo estão dando as informações que os bandidos precisam para cometer as fraudes. Talvez você não se dê conta, mas simplesmente preencher um perfil na internet pode ser o primeiro passo para ser vítima de um golpe.

Outras Dicas

Tenha Um Antivírus

Essa dica é válida para os seus computadores e notebooks e também para o seu smartphone, pois muitos bancos têm utilizado aplicativos no aparelho para mandar informações bancárias. Todo cuidado é pouco quando se trata de se proteger contra possíveis falsários.

Telefone

Um dos tipos de golpe que mais tem sido aplicado atualmente é o da ligação do banco. As quadrinhas estão tão ousadas que chegam a criar centrais de atendimento telefônico falsas em que colocam para a vítima até mesmo a música da central verdadeira. Nessas ligações os falsos atendentes pedem confirmação de dados e assim podem fazer as suas fraudes. Tenha muito cuidado e evite passar dados pelo telefone e não digite senhas no teclado sem ter certeza que se trata do seu banco.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Banco

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *