Cinco Erros de Escrita Mais Comuns Nos Cheques

Não tão comum quanto se pense, existe um grande número de erros dos clientes a respeito do preenchimento dos seus cheques. Estes erros podem causar todos os tipos de problemas para todos os envolvidos. Para evitar esses transtornos, um momento para examinar com cuidado todos os documentos bancários, a instituição financeira com certeza irá agradecê-lo, além de poupar um monte de problemas.

O artigo de Hoje Discrimina Uma Lista Com os Erros Mais Freqüentes (em nenhuma ordem particular):

Valor Escrito Não Corresponde ao Valor Numérico.

Por exemplo, uma pessoa pode preencher um cheque com o valor escrito como cem reais, mas o valor numérico está escrito como apenas R$ 10,00. Quase todos os dias voltam cheques por este motivo. Em casos como esse, é o banco quem tem a opção de aceitar o cheque apenas com o valor escrito, ou entrar em contato com o cliente para autorizar a mudança, ou devolução do cheque.

Cheque Não Datado ou Com a Data Incorreta.

Alguns clientes simplesmente negligenciam até hoje as suas verificações. Outros escrevem a data errada, principalmente quando estamos nos primeiros meses de um novo ano. Crie o hábito de verificar as datas que você escreve no seu cheque. Cheques sem data, ou com a data anterior à um ano serão devolvidos. 

Cheque Sem Assinatura.

Surpreendentemente, muitas pessoas se esquecem de assinar o cheque quando vão preenchê-lo, geralmente por distração enquanto estão preenchendo o canhoto. Cheque nessa situação são devolvidos instantaneamente.

A Assinatura Não Coincide Com Aquela Que Está Em Arquivo.

Conforme passa o tempo, nossas assinatura vai mudando. Outros eventos também podem alterar a forma como alguns documentos são assinados pela pessoa. Se a assinatura em um cheque difere muito da amostra inicial registrada no contrato, o cheque será devolvido. A melhor maneira de resolver esta questão é  alterar a amostra pela mais recente assinatura. 

Cheques Adulterados

A situação ocorre quando o caixa verifica que o documento parece ter sido alterado. Borrões na escrita, tintas de diferentes cores ou estilos de caligrafia diferentes são consideradas adulterações. Mesmo se a causa é um erro simples, pode causar a devolução do cheque.
Para reiterar o leitor, examine atentamente seus cheques e documentos bancários de terceiros antes de submetê-los ao sistema de compensação. Os itens são muito mais fáceis de serem resolvidos rapidamente se os mesmos forem corretamente tratados, pois evitam muitas dores de cabeça e uma imensa perda de tempo.
É claro que existem muitos outros tipos de problemas que podem acontecer devido ao preenchimento incorreto de cheques, o artigo de hoje teve a intenção de alertar aos nossos leitores apenas aos erros que mais resultam em ocorrências de devolução atualmente no sistema de compensação dos bancos, espero que tenha servido para deixar você mais atento e ficar livre de situações mais desagradáveis. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Banco

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *